CSN Cimentos S.A

Conheça os Programas de Educação Ambiental da empresa

FM000521C_RA_FIEMG_EDUCACAO-AMBIENTAL_BANNER-PRODUTO_FINAL1.jpg

CSN Cimentos S.A.

CNPJ: 38.282.487/0002-04

Projeto de Capacitação

Com o intuito de ampliar a parceria e a participação da CSN Arcos nas comunidades atendidas pelo PEA, serão realizadas capacitações para membros das comunidades de Boca da Mata e Corumbá, eventualmente envolvendo professores/as da rede de ensino de Arcos e Pains. A finalidade será o desenvolvimento de atitudes ambientalmente corretas, a qualificação de pessoas para a permanência e/ou inserção delas no mercado de trabalho de forma qualificada e competitiva. Na rede pública de educação tanto de Arcos e como de Pains, o projeto auxiliará na condução de trabalhos de Educação Ambiental de maneira transversal. Isto é, sem a necessidade de uma disciplina específica. Os temas tratados nas capacitações serão ligados às questões do meio socioeconômico, o biótico e o físico, considerando também as necessidades específicas de cada município obtidas por meio do diagnóstico realizado. Os principais temas levantados foram: consumo consciente, água, energia, resíduos sólidos, poluição, saneamento básico e patrimônio.

                  p1.jpg     p2.jpg

Projeto Intervenção Ambiental Comunitária/Escolar

O projeto consiste em atividades que serão realizadas nas comunidades. Entre as atividades, pretende-se montar uma rotina de visita à planta para que os beneficiados possam conhecer a CSN, o impacto do empreendimento, as suas medidas e ações de controle e/ou monitoramento ambiental, que é realizada para a melhoria na qualidade de vida de todos. Além disso, visa assegurar o estreitamento da relação empresa e comunidade.

O PEA entende que é preciso conhecer para posteriormente ter condições de divulgar verdadeiramente os fatos, refletindo de forma positiva na imagem da empresa seja em Arcos, Pains ou região. Neste projeto, as manifestações culturais serão priorizadas, com intuito de proporcionar conhecimento, lazer e entretenimento aos participantes. A partir das ações realizadas, o público beneficiado poderá inspirar outros membros das comunidades a refletir e a trabalhar por um desenvolvimento realmente sustentável em consonância com os objetivos estratégicos da Companhia.

Tais atividades eventualmente poderão envolver as comunidades escolares da AID.

             p3.jpg      p4.jpg

Projeto Cidade como Patrimônio Cultural

Este projeto visa revelar o patrimônio cultural dos municípios de Arcos e Pains, destacando as principais tradições culturais pré-históricas que se desenvolveram na região, com foco para os artefatos, sítios arqueológicos e as pinturas rupestres. Tem ainda o intuito de sensibilizar as pessoas para a necessidade da preservação do patrimônio natural e cultural, os quais são desconhecidos por muitos.

Todo o processo será documentado resultando em exposições sobre todas as peculiaridades e potencialidades de cada localidade, resgatando a memória e a identidade das populações impactadas pelo empreendimento, revigorando a cidadania dos envolvidos.

              p5.jpg      p6.jpg

Projeto SEMPRE conscientizado

A ideia do projeto surgiu a partir do último item da Política de Meio Ambiente da CSN, denominada por SEMPRE que corresponde a: Educar e Treinar, um dos princípios da empresa, que visa capacitar, conscientizar e incentivar o comportamento inovador, participativo e comprometido dos colaboradores, para a execução de suas atividades despertando neles uma visão de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. Os resultados obtidos via diagnóstico mostraram a necessidade de intensificar os treinamentos presenciais para o público interno, abordando com mais frequência os procedimentos internos. Os treinamentos permitirão a identificação de desafios ambientais e o compartilhamento de valores e experiências no dia a dia do colaborador, dentro e fora da empresa. Além de treinamentos, este projeto contempla a realização de diálogos ambientais que consistem em momento de conscientização utilizado como uma alternativa rápida de repassar conhecimento e informações relevantes aos colaboradores. Uma oportunidade de esclarecer dúvidas e orientar o colaborador em relação a algum procedimento, além de permitir a divulgação de ações da empresa.

               p7.jpg        p8.jpg

Projeto Datas Comemorativas (Água, Meio Ambiente e Árvore)

Trata-se da realização de atividades mobilizadoras, compostas por uma programação especial concentrada em atividades que aborde especificamente o tema água, árvore e meio ambiente - e serão desenvolvidas nas seguintes datas comemorativas:

  • Dia da Água;
  • Dia Mundial do Meio Ambiente;
  • Dia da Árvore.

.

Como estratégia, será considerada a realização de atividades alusivas às datas mencionadas acima, envolvendo as áreas operacionais e administrativas da CSN Arcos, as comunidades e eventualmente escolas envolvidas com ações do PEA em Arcos e Pains. Pelas características dos diferentes públicos, interno e externo, serão consideradas programações distintas para alcançar o objetivo da sensibilização para cada tema das datas comemorativas. Serão desenvolvidos projetos culturais e artísticos com a finalidade de fomentar as boas práticas para preservação ambiental e do patrimônio de Arcos e Pains. As atividades serão desenvolvidas a partir das principais demandas específicas de cada localidade obtidas via diagnóstico.

Os projetos de meio ambiente, terão o objetivo de vivenciar as atividades de Educação Ambiental para a realização de intervenções urbanas, incluindo a circulação de espetáculos artísticos, exposições e atividades culturais sobre a temática ambiental nos referidos municípios. As produções relacionadas aos temas vão priorizar exposições, música, teatro e dança circulando pela cidade, contando com o apoio de parceiros locais.

            p9.jpg       p10.jpg

Palestras Socioambientais

Este projeto visa a realização de palestras participativas para abordar diversos temas socioambientais, conforme demanda das comunidades, escolas ou CSN, tendo como referências os eixos temáticos levantados durante o diagnóstico e que retratam cada realidade local. A finalidade é estimular a participação e envolver o público na busca por soluções de seus próprios problemas e utilizar diferentes recursos audiovisuais e intervenções artísticas/culturais, tornando a atividade mais atrativa e prazerosa para o público em geral.

p12.jpg       p13.jpg

site_saiba_mais.jpg