Companhia Brasileira de Alumínio

Conheça os Programas de Educação Ambiental da empresa

  FM000521C_RA_FIEMG_EDUCACAO-AMBIENTAL_BANNER-PRODUTO_FINAL1.jpg

Companhia Brasileira de Alumínio

CNPJs

Unidade de Miraí: 61.409.892/0009-20

Unidade de Itamarati de Minas: 61.409.892/0135-85

Unidade de Poços de Caldas: 61.409.892/0008-40

Introdução

Acreditando na formação de indivíduos ambientalmente conscientes, e com o compromisso por uma mineração ainda mais sustentável, a Companhia Brasileira de Alumínio desenvolve há 20 anos o Programa de Educação Ambiental (PEA).

O programa foi implantado em 2001 nas Unidades de mineração de Itamarati de Minas e Poços de Caldas, e, em 2008, foi estendido para a Unidade de Miraí.

O PEA tem como referencial teórico metodológico o conceito de que a educação ambiental se constitui em uma forma abrangente de educação, que propõe atingir todos os cidadãos e todas as cidadãs por meio de um processo dinâmico, permanente e participativo. Para isso, a proposta do programa é utilizar estratégias educacionais para ampliar a percepção dos indivíduos e das comunidades sobre a questão ambiental, tornando-os conscientes sobre a importância da manutenção do equilíbrio nas relações entre homem e natureza.

Atualmente, o PEA integra oito projetos, que atendem aos públicos interno e externo das áreas de atuação da Companhia. São eles:

Curso de Atualização em Educação Ambiental

Considerado o carro-chefe do programa, os objetivos do Curso de Atualização em Educação Ambiental são oferecer metodologias inovadoras que contemplem a educação ambiental em um contexto de interdisciplinaridade e capacitar os profissionais da área de educação para mobilização da comunidade escolar acerca de temas ambientais.

 

                          a2.jpg       a1.jpg

  

Projeto Conhecendo a CBA

Ao receber a comunidade nas dependências da empresa, o Projeto “Conhecendo a CBA” visa estimular ações e atitudes de respeito e consciência ambiental, individual e coletiva, ao aproximar a comunidade da realidade da empresa, demonstrando a sustentabilidade da mineração e seus benefícios para a qualidade de vida.

                         2.jpg       1.jpg

Projeto CBA com Comunidade

Por meio de visitas às instituições de ensino e demais stakeholders, o Projeto “CBA com a Comunidade” tem por objetivo apresentar à comunidade o processo produtivo e ações de mitigação e compensação ambiental realizadas por meio dos programas da empresa, despertando a consciência ecológica e sensibilizando para a compreensão da problemática ambiental e da importância da adoção de novos comportamentos e atitudes sustentáveis.

 

                             comunidade1.jpg       comunidade2.jpg

Projeto Chega mais, Comunidade!

O objetivo da ação é compartilhar informações e experiências com a comunidade, ao promover a reflexão sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais, incentivando a adoção de práticas responsáveis nas relações com o meio ambiente.

 

                             chega1.jpg       chega2.jpg  

                                                                                                                               

Projeto Educação Ambiental no Campo

Direcionado aos produtores rurais, residentes nas áreas de atuação da CBA, o Projeto “Educação Ambiental no Campo” foi criado com o intuito de ampliar a disseminação de informações relevantes no contexto das atividades rurais, buscando conscientizar o público-alvo sobre os cuidados com o meio ambiente e participá-los das boas práticas realizadas pela CBA em seus trabalhos de reabilitação ambiental desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Viçosa.

 

                              campo1.jpg     campo2.jpg

Projeto Semana de Meio Ambiente

Realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto homônimo busca integrar e conscientizar a comunidade e os (as) empregados (as) próprios (as) e terceiros (as) sobre a importância de conservar e proteger o meio ambiente, ao trabalhar temáticas que relacionem as demandas das comunidades e das operações.

                              semana1.jpg      semana2.jpg

Projeto Chega mais, Família!

O Projeto “Chega Mais, Família” visa aproximar e integrar os (as) empregados (as) da Companhia e seus familiares à realidade da CBA, por meio de atividades e visitas monitoradas, ressaltando os aspectos ambientais da empresa associados às medidas de controle e monitoramento implementadas, demostrando o processo de melhoria contínua de suas práticas.

 

                             fam1.jpg      fam2.jpg

Projeto Educação Ambiental para Empregados

Com a finalidade de atender os (as) empregados (as) – próprios (as) e terceirizados (as) - e estagiários (as) da Companhia, o Projeto “Educação Ambiental para Empregados (as)” visa conscientizar e sensibilizar estes púbicos sobre a relação com o meio ambiente, evolução do comportamento, desenvolvimento de competências, aumento de conhecimento, capacidade de avaliação crítica e participação ativa nos processos de controle e mitigação de impactos ambientais adotados pela CBA.

 

                           emp1.jpg      emp2.jpg

Em 2021, o programa foi reconhecido com o selo de boas práticas ambientais “Semad Recomenda”, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad-MG). Esse selo assegura a efetividade e qualidade das ações desenvolvidas.

Anualmente são protocolados os relatórios de acompanhamento anual do programa, que trazem os dados de participações, bem como o resumo das atividades realizadas nas Unidades de Zona da Mata e Poços de Caldas.

Para ter acesso aos relatórios acesse o link: Sustentabilidade |caminho para o crescimento permanente - CBA Alumínio

Ao longo de seus mais de 20 anos de atuação, o Programa de Educação Ambiental da CBA já contemplou mais de 145 mil participações.

Clique aqui e veja mais fotos

Assista ao vídeo a importância da Mineração:

https://youtu.be/fIT9S-8aDE0

site_saiba_mais.jpg