Vallourec Divisão América do Sul

Conheça os Programas de Educação Ambiental da empresa

FM000521C_RA_FIEMG_EDUCACAO-AMBIENTAL_BANNER-PRODUTO_FINAL1.jpg

Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S.A

CNPJs: 

  • Razão Social da Empresa: Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S.A. - Usina Jeceaba
  • CNPJ: 08.089.024-0002/92

 

  • Razão Social da Empresa: Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S.A. - Unidade Barreiro
  • CNPJ:08.689.024-0001/01

  

  • Razão Social da Empresa: Vallourec Tubos do Brasil - Florestal

  • Razão Social da Empresa: Vallourec Tubos do Brasil - Mineração

PEA Vallourec

O Vislumbrar visa sensibilizar e conscientizar seus colaboradores e a comunidade em seu entorno em relação aos princípios da responsabilidade socioambiental a fim de continuar promovendo mudanças de atitudes nas comunidades locais e em todos os colaboradores da empresa. 

Fundamenta-se nas ideias de que o melhor caminho para alcançar esses objetivos e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis é a educação. Assim, baseia-se na mudança de comportamento, na transformação cultural, na aquisição de novos valores que favoreçam a conservação e a manutenção dos recursos naturais e do meio ambiente. 

Portanto, as ações do Programa disseminam para os colaboradores da unidade os procedimentos de controle ambiental contribuindo para o desenvolvimento de ações que promovem a melhoria contínua no desempenho ambiental da empresa. Em relação à comunidade, o Vislumbrar realiza ações que visam mudanças de atitudes de modo a criar novos hábitos e conhecimentos em relação às questões socioambientais. 

No período contemplado abaixo o Vislumbrar passou por uma reestruturação, para que mesmo nesse momento difícil, a educação ambiental continuasse chegando até nossos colaborados e comunidades. Diante disso criou-se o Vislumbrar Reinventando, que passou a ser um programa de educação ambiental totalmente virtual.  

Dia Mundial da Água

A ação teve como objetivo relacionar a economia de água com o processo de produção do copo descartável, de forma a instigar e estimular os colaboradores a mudança de hábitos. Pensar na vida sem água é praticamente impossível. Ela é essencial para nossa hidratação, lazer e higiene além de ser a principal fonte de energia do nosso país. A água é tão poderosa que pode, até mesmo, ser um risco para nossa existência se não a utilizarmos com consciência e não adotarmos atitudes sustentáveis.           

vallorec-agua.png

Dia Mundial do Meio Ambiente 

A Vallourec toma suas decisões visando contribuir para o desenvolvimento sustentável do Meio Ambiente e da nossa sociedade.  

Diante disso promoveu a campanha “Nós escolhemos a vida, e você?“, para incentivar os colaboradores a pensarem no  porquê  é importante termos atitudes sustentáveis com nossos recursos. 

 vallorec-ambiente.png

Introdução Vislumbrar Reinventando 

Devido a pandemia do Covid-19, as ações que antes seriam feitas presencialmente passaram  por uma reestruturação e começaram ser realizadas de forma virtual.  

Para apresentar e iniciar o Vislumbrar Reinventando, foi produzido um vídeo narrado pela Mascote Sabina falando um pouco sobre o programa e atitudes sustentáveis para cuidar do meio ambiente. Além disso, a empregada Michele Alves passou um recado ao final, informando sobre a reestruturação do programa. 

 vallorec-reiventando.png

Dia do Combate a Poluição Industrial 

No dia 14 de Agosto é celebrado o Dia do Controle da Poluição Industrial. A Vallourec tem um compromisso com o desenvolvimento sutentável protegendo o meio ambiente e utilizando os recursos naturais racionalmente. Para essa campanha, foram feitas peças de divulgação para as redes sociais e também foi divulgado o Relatório de Sustentabilidade da empresa.  

vallorec-poluicao.png

Dia de Proteção das Florestas 

No dia 17 de Julho é celebrado o Dia de Proteção as Florestas. Para comemorar essa data tão importante, foi utilizado  um personagem do folclore brasileiro que é considerado o guardião das florestas, o Curupira. No mesmo dia se comemora também o Dia do Protetor das Florestas muito bem representado por ele.  

Foram criadas peças de divulgação para as redes sociais, falando sobre a data e além disso foi utilizado o vídeo produzido pela empresa MultiRio O Curupira – Juro que vi.  

A animação mostra a ação do Curupira na proteção das florestas, defendendo as matas e animais da ação do homem. 

vallorec-prote-o-florestas.png

Dia da Árvore e Setembro Amarelo 

No mês de  setembro é comemorado o Dia da Árvore e Setembro Amarelo, mês de prevênção ao suicídio. Para conscientizar sobre essas datas o Meio Ambiente em parceria com a equipe de Medicina, desenvolveu a campanha “Valor a Vida“. 

Nessa campanha foi feita a associação entre o ipê amarelo e aos sentimentos de pessoas que sofrem com a depressão. Através de um vídeo foi mostrado a força do ipê ao conseguir se revigar  mesmo no auge da seca, com intuito de incentivar quem assistisse enxergar a força que existe dentro de si.  

vallorec-floresta.png

Dia da Abelha 

No mês de Outubro é comemorado o Dia da Abelha, e para celebrar essa data foi desenvolvida a campanha “A Magia das Abelhas“. Foi criada uma cruzadinha com curiosidades sobre as abelhas e peças informativas.  

Em torno de 932 pessoas receberam o material, incluindo público interno e externo. 

vallorec-abelha.png 

Consumo Consciente 

A Vallourec busca ser a primeira escolha para produção de tubos no mundo, com apoio do consumo consciente. Para campanha interna foi evidênciada a Transformação como foco, mostrando como os empregados podem ser protagonistas dessa transformação. Foram criadas peças e cartazes, com atitudes que os empregados podem adotar no dia a dia na usina.  

Já para campanha externa foram criadas peças, cartazes e um caça-palavras. O foco da campanha externa foi mostrar os impactos que o consumismo causam no Meio Ambiente. E também atitudes que podemos adotar no dia a dia em nossas casas, para evitar consumos desnecessários.  

vallorec-consumo.png

Retrospectiva                

Para finalizar 2020 foi montada uma retrospectiva do ano para relembrar as campanhas realizadas. Foi gravado um vídeo pela empresa Entre Artes, com personagens do programa Sílvio Santos. O vídeo fazia uma ”imitação” ao programa Show do Milhão, perguntas sobre os temas das campanhas do ano foram feitas aos convidados para relembrar as ações do ano.               

 

 vallorec-retorspectitiva.png

 

 

site_saiba_mais.jpg