Treinamentos em Segurança e Saúde no Trabalho

Preparação para mais produtividade e ambiente mais seguro e saudável na indústria

Treinamentos-SST.png

O SESI acredita que, para efetivamente reduzir os inaceitáveis índices de acidentes e doenças do trabalho nas indústrias, é preciso agir com competência técnica e segurança em cada ambiente laboral onde existam riscos, sejam eles provocados por agentes físicos, químicos, biológicos, mecânicos ou situações ergonômicas.

O profissional devidamente treinado conforme as exigências legais tende a reduzir falhas e erros decorrentes de suas ações, o que caracteriza o processo de capacitação em segurança e saúde no trabalho, uma elevação em qualidade e produtividade.

Conheça os treinamentos oferecidos pelo SESI

 NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) — Objetiva a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A norma determina ao empregador a obrigatoriedade de realização promover o treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse.

 NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual — Os EPIs são dispositivos de uso individual que protegem o trabalhador de riscos que estão presentes no ambiente de trabalho e podem ameaçar sua saúde ou segurança. Para garantir que os EPIs funcionem da maneira esperada, protegendo a integridade física dos trabalhadores, é fundamental que o dispositivo seja utilizado de maneira correta. Nesse sentido, cabe à indústria oferecer orientação e treinamento aos seus trabalhadores que lidam diretamente com algum risco durante a execução de suas atividades e precisam utilizar EPIs para se proteger.

 NR 7 – Proteção Respiratória (PPR) — Treinamento que visa orientar os usuários de respiradores quanto à necessidade de utilização correta, manutenção, higienização e guarda.

 NR 7 – Proteção Auditiva (PCA) — Treinamento que visa esclarecer aos trabalhadores os conceitos básicos sobre o sistema auditivo, conscientizar quanto aos efeitos no organismo referente à exposição ao ruído ocupacional e de lazer, bem como treinar profissionais para a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Auditiva, armazenamento e conservação, conforme estabelece itens de norma regulamentadora.

 NR 17 – Ergonomia — Treinamento que visa proporcionar uma visão prática e objetiva sobre ergonomia nos trabalhos de operadores de checkout e teleatendimento/telemarketing.

 NR 22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (CIPAMIM) — Curso com objetivo de capacitar, fornecer ferramentas e certificar os membros eleitos para a gestão da CIPAMIN, os quais terão como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

 NR 23 – Formação de Brigadas de Emergência (Proteção contra Incêndio) — Treinamento visando o cumprimento daquilo que estabelece a Portaria 3214/78 do MTE (NR 23), NBR-14276 e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais (IT CBMMG), cujo objetivo é capacitar, atualizar e certificar profissionais da empresa na conduta de ações de prevenção e combate a princípios de incêndios.

 NR 33 – Trabalhos em Espaços Confinados — Treinamento com objetivo de instruir sobre Espaços Confinados, seus requisitos, identificação e reconhecimento desses espaços, sua avaliação, monitoramento e controle de riscos existentes. Assim como formar trabalhadores habilitados a exercer sua função de Vigia e Entrante em Espaço Confinado com eficiência, segurança e responsabilidade.

Supervisores de Entrada

Supervisores de Entrada – Reciclagem

Trabalhadores Autorizados e Vigias

Trabalhadores Autorizados e Vigias – Reciclagem

 NR 35 – Segurança e Saúde no Trabalho em Altura — Treinamento com o objetivo de instruir sobre a norma NR 35, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o Trabalho em Altura, envolvendo o planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com essa atividade.

 NR 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados — Treinamento com o objetivo de instruir os trabalhadores quanto aos riscos relacionados ao trabalho, suas causas potenciais, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção.