Trilhas de Futuro

EA002521_RA_SENAI_TRILHAS-DO-FUTURO_NOTICIA-BANNER_FINAL1.jpg

O SENAI faz parte do programa Trilhas de Futuro do Governo de Minas, que oferece cursos técnicos gratuitos a alunos do ensino médio de todo o Estado. As inscrições estão abertas de 20/08 a 02/09.

E, com o SENAI, você garante qualidade de ensino com professores especialistas, tecnologia dentro da sala de aula, alta empregabilidade e a melhor preparação para ingressar
no mercado de trabalho.

Clique aqui, e encontre o curso SENAI mais próximo de você.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PROGRAMA.

senai-responde.JPG

1) O que é o Programa Trilhas do Futuro?

O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais para oferta de cursos técnicos gratuitos, a partir do 2º semestre de 2021. As vagas serão contratadas, pelo governo, em instituições públicas e privadas.  

2) Quem pode participar?

Poderão se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da educação de jovens e adultos (EJA) – ensino médio e também para jovens que concluíram o ensino médio. Pelo menos 70% das vagas contratadas serão destinadas aos estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os jovens matriculados em outras redes públicas, em redes privadas e em seguida para os jovens egressos do ensino médio. Sempre respeitando a seguinte ordem de prioridade:

I - Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual;

II - Estudantes que estejam cursando o segundo ano do ensino médio na rede pública estadual;

III - Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede pública estadual;

IV - Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede pública federal ou municipal;

V - Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede pública federal ou municipal;

VI - Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede particular;

VII - Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede particular;

VIII - Egressos do ensino médio, oriundos de qualquer rede. 

3) O programa é gratuito?

Sim, os cursos (mensalidade e material didático) serão gratuitos para o aluno. O aluno receberá ainda vale-transporte e alimentação fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. 

4) Como faço para me inscrever no SENAI?

Antes da matrícula no SENAI, ocorrerá a inscrição nos canais do Estado (ainda não divulgado) durante o período de 20 a 02 de setembro de 2021. Após, o Estado irá selecionar os candidatos e encaminhar para o SENAI para realização da matrícula. 

5) Quais cursos o SENAI oferece?

O catálogo com os cursos que o SENAI ofertará, estará disponível no dia 19 de agosto de 2021, nos canais de comunicação do Governo do Estado. 

6) Em quais cidades há cursos do SENAI?

O catálogo com as Unidades do SENAI estará disponível no dia 18 de agosto de 2021, nos canais de comunicação do Governo do Estado. 

7) Por que escolher o SENAI?

O SENAI é referência nacional na oferta de cursos técnicos e quem estuda na instituição se torna um profissional cada vez mais valorizado. Afinal, ele faz mais do que operar máquinas e executar processos. Ele também lidera equipes e promove inovações tecnológicas em diversas áreas. Os cursos técnicos do SENAI possuem em sua essência a combinação do conhecimento geral, a partir da teoria e as práticas específicas, onde os alunos podem atuar em ambientes de prática que simulam a realidade das indústrias, bem como os processos produtivos de cada segmento. A instituição conta ainda com uma infraestrutura ímpar, que inclui oficinas e laboratórios, se destacando também pelos profissionais qualificados, com expertises específicas e com experiência de mercado, sendo constantemente capacitados.  Os cursos são estruturados em conformidade com a legislação educacional e de acordo com a demanda das indústrias, o que promove a aproximação entre o mundo do trabalho e a educação profissional.

8) Até quando posso me inscrever?

A inscrição no Programa será realizada de 20 a 30 de agosto, exclusivamente pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br , após essa primeira seleção o aluno será encaminhado para matrícula no SENAI que acontecerá no período de 02 a 06 de setembro de 2021.

9) Tem limite de idade?

Não tem limite de idade. 

10) Já sou aluno do SENAI, posso participar do programa?

Pode participar do programa.

11) Onde posso obter maiores informações?

Através do site: https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/