Para as empresas

ind-stria-4-adaptada.jpg

Os cursos de Aprendizagem Industrial são oferecidos em diversas áreas industriais, visando atender à demanda de recursos humanos qualificados, nos mais diversos setores produtivos.

São clientes do SENAI:

- Prioritariamente empresas do Sistema Indústria.

- Que contribuem para o SENAI por meio do cód. GFIP 507 ou 833.

Para contratar, as empresas devem:

- Preencher o REQUERIMENTO e protocolá-lo com todos os campos preenchidos + Cópia da GFIP até 13/12/2018 na escola do SENAI que oferece o CURSO de interesse da empresa.

É de fundamental importância que o CRONOGRAMA seja respeitado e as datas sejam atendidas, visto que as aulas iniciarão no dia 04/02/2019.  Conforme Portaria nº 723 de 2012, alterada pela Portaria nº 634 de 2018 e Instrução Normativa nº 146 de 2018, emitidas pelo Ministério do Trabalho as datas de início da aula e de assinatura do contrato devem ser coincidentes.

Ao contratar os alunos do SENAI/MG as empresas podem optar dentre 04(quatro) possibilidades de contratos de aprendizagem, sendo:

tipos-de-contratos-2.png

O SENAI MG sempre incentiva às empresas a contratarem seus aprendizes, sob o sistema dual, pois:

- Há uma relação mais efetiva entre teoria e prática, visto que o aluno vivencia experiências no ambiente de trabalho real.

- A empresa pode realizar uma política de recursos humanos, ao divulgar vagas do processo seletivo dentro da própria empresa para filhos de seus empregados.

- A empresa pode participar mais efetivamente da formação de futuros profissionais, alinhados às sua cultura organizacional e competências distintivas e não só cumprimento da legislação.

- A empresa passa a ser extensão da escola, se tornando uma parceira atuante no processo formativo do aprendiz.

- O aluno tem maior aproximação com o mundo do trabalho, possibilitando-o trocas de conhecimentos com profissionais experientes e o desenvolvimento da competência: trabalho em equipe.

- O aprendiz tem um tutor na empresa, que acompanha bem próximo seu desempenho, já observando se ele tem perfil para ser um futuro profissional da empresa.

- Quando o curso é customizado, a empresa participa do processo de customização do plano de curso, do processo formativo e avaliativo do aprendiz.

- Permite ao SENAI ter contato permanente com a indústria, possibilitando-o realizar melhorias nos currículos dos cursos e identificar se os alunos qualificados estão atendendo à demanda da indústria.

diagrama-bal-es.png

Contratação de Aprendiz

Para contratar um aprendiz, a empresa deverá protocolar um Requerimento, juntamente com a cópia de sua GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social - na escola SENAI que oferte o curso, conforme os itens abaixo.

Cronograma

Orientações

Requerimento

Cursos & Escolas 

Perguntas mais frequentes 

Aprendizagem #NaMídia

Profissionais com deficiência treinam corte e costura no SENAI

SENAI MG inova e atende a indústria com cursos customizados

Aperam BioEnergia forma mais uma turma do Menor Aprendiz

Parceria entre SENAI e SINDUSCARNE forma profissionais para a indústria