Psicossocial

6c4af7ce416331910bb904ab800ec33e641dceb751be3a9f3ca6f9c5ed6a31d2.jpg

 Palestras Educativas  
 Cursos  
 Oficinas Vivenciais  
 Assessoria  
 Consultoria  
 Programas de Saúde 

Os fatores psicossociais referem-se às condições de trabalho e aos fatores humanos. Dentre eles, a cultura, as crenças e os valores pessoais que podem influenciar na saúde, no desempenho e na satisfação com o trabalho. 

Quando há equilíbrio entre essas condições, cria-se um sentimento de domínio e autoconfiança no trabalhador, aumentando a motivação, satisfação, capacidade para o trabalho e melhoria da saúde, potencializando as relações e os valores como: socialização, cooperação, disciplina, respeito, trabalho em equipe, superação, entre outros.

 

Consultoria Psicossocial

Diante da pandemia da covid-19, o SESI realiza a consultoria psicossocial on-line que possibilita o apoio à empresa na elaboração de um plano preventivo para gestão dos riscos psicossociais.

A Organização Mundial da Saúde descreve os fatores psicossociais como os aspectos que definem a interação subjetiva entre o trabalhador e seu trabalho, os quais interferem na vivência de bem-estar no trabalho e também nos processos de descompensação na saúde, seja mental ou física.

A consultoria ocorre por meio do atendimento individual e escuta sensível realizada via entrevista com a empresa. 

Ela acontece nas seguintes etapas:

1° Etapa: Envio de um questionário eletrônico para a empresa a fim de conhecermos os dados do contexto organizacional e as medidas adotadas pela empresa.

2° Etapa: Reunião on-line com duração de 2 horas para esclarecimentos, e identificação de possíveis melhorias baseados nos dados apresentados pela empresa. E planejamento do envio do questionário aos colaboradores.

3° Etapa: Aplicação de questionário digital para todos os colaboradores através do envio de um link com o prazo máximo de respostas de 7 dias corridos.

4º Etapa: Apresentação do relatório digital.

Importante resaltar que, apesar da pandemia não ser ocupacional, impacta diretamente no ambiente de trabalho. Portanto, as ações de prevenção podem contribuir para que os efeitos negativos sejam reduzidos e ajudar no ganho de produtividade.

Saúde Mental

Nos dias de hoje, doenças relacionadas à saúde mental são cada vez mais comuns. Por isso, nós oferecemos diversas atividades que ajudam a combater e prevenir transtornos como estresse, ansiedade, depressão, problemas de relacionamento e outros.

Afinal, quando o trabalhador está com a mente em harmonia, sua produtividade e capacidade de raciocínio aumentam.

Você sabia?

  • ► A depressão atinge 5,8% da população brasileira (OMS, 2017);
  • ► 7,6% das pessoas maiores de 18 anos receberam diagnóstico de depressão (PNS, 2013);
  • ► Nas indústrias de MG, 4,4% das pessoas tiveram resultados que indicam depressão e ansiedade (DSEV, 2017);
  • ► 9,3% das pessoas no Brasil são afetadas pelos distúrbios relacionados à ansiedade (OMS, 2017).

Nós podemos ajudar!

Dentre os diversos serviços que contribuem para a promoção da saúde mental dos colaboradores, podemos citar palestras, oficinas, ações, assessorias e consultorias. 

Os métodos utilizados orientam os trabalhadores a identificarem os motivos dos problemas e a se prevenirem. Além disso, eles poderão aprender técnicas que o ajudarão a encontrar o bem-estar psicológico por meio de técnicas para redução do estresse e da ansiedade.

Todas as atividades são construídas e conduzidas por profissionais especializados, pensando nos trabalhadores da indústria. O compromisso dos nossos profissionais é melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e buscar as melhores soluções para a prevenção e redução de transtornos como a ansiedade e a depressão dentro da sua empresa.

As opções são muitas e você pode conversar conosco para encontrar a mais adequada para a sua realidade. Entre em contato e invista na saúde de seus profissionais e na produtividade da sua organização: 0800.888.0123



Álcool e outras Drogas

A dependência química, o consumo excessivo do álcool e de outras drogas impactam na saúde, segurança e na produtividade dos trabalhadores.

Você sabia?

(Dados divulgados em 2019 pela OPAS;/OMS)
  • ► Em todo o mundo, 3 milhões de mortes por ano resultam do uso nocivo do álcool.
  • ► O uso nocivo de álcool é um fator causal para mais de 200 doenças e lesões.
  • ► Em geral, 5,1% da carga mundial de doenças e lesões são atribuídas ao consumo de álcool.
  • ► Na faixa etária de 20 a 39 anos, aproximadamente 13,5% do total de mortes são atribuíveis ao álcool.
  • ► Além das consequências para a saúde, o uso nocivo do álcool pode causar perdas sociais e econômicas significativas para as pessoas.
  • ► 70% da população que abusa de álcool estão inseridas no mercado de trabalho. Sendo o álcool o responsável por 50% das ausências ao trabalho. (OIT)
  • ► 8% das pessoas admitem que o uso de álcool já teve efeito prejudicial no seu trabalho. (LENAD. 2012)


Nós podemos ajudar!

Da mesma forma que buscamos a melhoria da saúde mental de seus trabalhadores, também nos dedicamos para orientá-los sobre os malefícios da dependência química e dos excessos.

Nossas atividades trabalham a prevenção e redução dos impactos causados pelos transtornos mentais. Sempre por meio de abordagens adequadas aos profissionais da indústria e buscando um ambiente de trabalho mais produtivo para todos.

A ajuda dos profissionais do SESI pode mudar a vida de seus colaboradores e proporcionar para sua empresa um ambiente hormonioso e ideal para se trabalhar. Entre em contato e conheça mais sobre nossos serviços: 0800.888.0123.



 socia03.png         social01.jpg        social02.jpg         foto01.jpg