Política Comercial Internacional

Atuação em Defesa de Interesses Internacionais

CN-0006-21C_FIEMG-CIN_Banner10.png

.

Atendimento,  apoio técnico, representação e interfaces junto aos diversos orgãos publicos (governos e legislativos) bem como de entidades privadas na solução de entraves no ambito internacional que interferem na competitividade e sutentabilidade da indústria mineira. 
  |  Temas de defesa de interesses:  |  

icone_2.png    Barreiras Tarifárias: Tarifas de importação cobradas na entrada de seu produto no mercado-alvo estrangeiro e de produtos importados no Brasil.
icone_2.png  Barreiras Não Tarifárias: Restrições de caráter técnico, sanitário, etc, realizadas por meio de quotas-limite de importação, exigências de produção, manuseio e transporte e comercialização.                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
icone_2.png   Regimes aduaneiros especiais de comércio exterior que atendem às necessidades específicas de exportadores e importadores e permitem a redução, suspensão, isenção na cobrança de tributos. Entre os principais destacamos:  Entreposto aduaneiro, RECOF, Drawback, Admissão Temporária e Exportação Temporária.
icone_2.png  Regimes de Importação com listas de Exceção: Beneficios de redução e eliminação doi imposto de importação: Ex tarifários (suspensão de tributos na importação sem similar nacional) ,  bens de capital (BK), de informática, e de telecomunicação (BIT),  Desabastecimento (suspensão do tributo por escassez de oferta).
icone_2.png   Logística: Esta atividade envolve não somente o transporte, mas a emissão de notas fiscais e o gerenciamento de toda a cadeia de saída e entrada da mercadoria. Estes processos passam por trâmites legais e burocráticos que exigem especial atenção do exportador/importador.
icone_2.png   Defesa Comercial:  Análise de custo e preços na  importação de produtos/ setores concorrentes. 
icone_2.png   Valores definidos para exportação e importação: custos, processos, taxas, preços de entrada, licenciamento de importações, etc. É crucial que os custos que o compõem sejam apresentados corretamente para proteger os direitos da empresa e evitar problemas com a fiscalização da Receita Federal e dos demais orgãos anuentes. Apoio na organização e preparação de ações de defesa comercial e de concorrência nas áreas de antidumping, subsidios e de valoração adunaiera entre outros.
icone_2.png  Outros: São diversos os entraves no processo de exportação, importação ou expansão de uma empresa. Procure o auxílio da Federação das Indústrias para solucioná-los.
.

    |  Negociação Internacional   |   

Atendimento, apoio técnico, representação e intermediação junto ao Governo Federal nas Negociações internacionais de comércio e investimentos,  com objetivo de obter vantagens comerciais nas exportações nos mercados externos e defender o mercado interno de importações que comprometem a  competitividade das indústrias mineiras.
Nas negociações internacionais, os países discutem e assinam acordos  relativos a:  redução de tarifas de importação, liberalização de mercados, definição de cotas de exportação para produtos agroalimentários, facilitação nos procedimentos de comércio; normas e procedimentos  relativas a exigências técnicas, sanitárias , eliminação de práticas comerciais injustas, valoração de preços, etc.
ria de ver nesa