Captação de Recursos e Avaliação de Empresas

Avalie empresas, negócios ou projetos de investimentos, através do método de fluxo de caixa líquido descontado

OBJETIVO

Avaliação de empresas, negócios ou projetos de investimentos, através do método de fluxo de caixa líquido descontado, a ser aplicada em:

  • Posicionamento de mercado: mensuração do valor para possíveis aportes de investidores, bem como fusão ou venda de parte da empresa, negócio, projeto de investimento e/ou entrada de novo sócio.
  • Financiamento: estimativa da capacidade de geração de riqueza do negócio a ser apresentada junto a possíveis credores.
  • Perícia Judicial: avaliação pericial em processos judiciais.
  • Compra ou Venda de empresa: estabelecimento de valores de referência para negociação.
  • Resolução de conflitos: quando houver divergência entre sócios, sucessão familiar ou herança.

Captação de recursos: assessorar a empresa na avaliação de alternativas e procedimentos necessários para captação de recursos junto a instituições financeiras, novos sócios ou investidores.

 

METODOLOGIA

O método de fluxo de caixa líquido descontado é adotado para avaliar a capacidade de geração de renda futura do negócio. Este método consiste em trazer a valor presente, mediante uma taxa de desconto, o fluxo de caixa da empresa nos próximos anos.

O fluxo de caixa futuro exige estimativas de receitas e despesas ao longo do tempo em que o negócio será explorado para o cálculo do EBITDA , considerando perpetuidade ou limitando-se a um horizonte temporal. Após deduzir os impostos sobre o lucro, descontam-se os investimentos anuais previstos em ativos e em capital de giro para a obtenção do fluxo de caixa líquido anual ao longo do tempo destinado a remunerar o capital (próprio e de terceiros). Finalmente, para obtenção do valor presente, os valores anuais são somados mediante aplicação de taxa de desconto equivalente ao custo de capital estimado do negócio, que leva em conta o risco da atividade e condições do mercado. Tem-se, assim, uma estimativa do valor do negócio.

Por envolver previsões, é preciso cuidado na escolha de parâmetros e na construção de cenários possíveis. Em vez de se calcular um valor único do negócio, busca-se estimar valores prováveis de acordo com os cenários elaborados.

 

 

ESTRUTURA/CONTEÚDO

 

Avaliação de empresas:

1)      Obtenção de informações sobre a empresa:

  • Entrevista, com aplicação de questionário;
  • Coleta de dados contábeis e gerenciais;
  • Discussão sobre passado, presente e perspectivas futuras da empresa.

 

2)      Enquadramento tributário:

IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS, outros.

 

3)      Tratamento e consistência de dados históricos:

Cruzamento de informações contábeis e gerenciais para fins de consistência e de conhecimento das características econômico-financeiras da empresa.

 

4)      Avaliação das informações contábeis e gerenciais:

Para determinar valores de referência de receitas e despesas, podem ser adotados valores históricos apurados nos DREs (Demonstrativos de Resultado dos Exercícios). Entretanto, como o objetivo não é verificar a riqueza gerada no passado, mas a capacidade de geração futura, deve-se fazer considerações e adequações para elaboração de cenários futuros do negócio.

 

5)      Definição de parâmetros e valores de referência para o fluxo de caixa.

De acordo com a avaliação histórica, considerações do contexto atual e de perspectivas futuras, busca-se definir valores de referência de:

  • receitas
  • despesas
  • tributos
  • investimentos em ativos
  • capital de giro
  • recuperações ao final do período ou hipótese de perpetuidade do negócio
  • taxa de desconto (custo de capital de acordo com os riscos da atividade)

 

6)      Avaliação de cenários:

Por envolver previsões, é preciso cuidado na escolha de parâmetros e na construção de cenários possíveis. Em vez de se calcular um valor único do negócio, busca-se estimar valores prováveis de acordo com os cenários elaborados.

 

7)      Elaboração de fluxos de caixa líquidos descontados para cada cenário.

8)      Relatório

9)      Apresentação e discussão dos resultados.

 

Quer saber mais? Entre em contato: capacitação.ciemg@fiemg.com.br ou (31) 3364-6591.