Notícias

FIEMG Competitiva e Sinduscon promovem curso sobre o Geric

O tema foi “Análise da Viabilidade e Risco do Empreendimento”

Com o propósito de facilitar o entendimento e a condução do processo de aprovação de recursos para empreendimentos financiados pela Caixa Econômica Federal, o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Patos de Minas) e o Programa FIEMG Competitiva promoveram nos dias 29 e 30, o curso “Análise da Viabilidade e Risco do Empreendimento”. O curso foi ministrado pela instrutora Sumaya Alves Moreira, que transmitiu orientações sobre a legalização e aprovação de empreendimentos habitacionais de produção privada para o Programa Casa Verde e Amarela e projetos na planta.

A instrutora apresentou os procedimentos e as características das linhas de crédito disponíveis, com orientações desde o primeiro passo, que é a aprovação do cadastro da empresa, através da análise de Risco (conhecida por Geric). Falou sobre os documentos necessários e dicas para que as empresas mantenham a situação cadastral regular, bem como a saúde econômico-financeira da empresa para agilizar os processos de liberação do recurso.

O presidente do Sinduscon, José Carlos Borges dos Reis, destacou que o assunto é uma demanda das construtoras associadas. “É importante termos este momento para esclarecer dúvidas e preparar as indústrias/construtoras para que estejam regulares e consigam alavancar os empreendimentos por meio do financiamento da CEF”, acrescentou.

O analista do FIEMG Competitiva, Pedro Casasanta, observou que este curso foi realizado a partir de uma demanda dos associados, prontamente atendida pelo Sinduscon e IEL. “Estamos sempre à disposição para atender a indústria, com soluções que elevem a competitividade das mesmas. Ainda teremos um segundo momento com as empresas, desta vez individual, para o esclarecimento de dúvidas e alinhamentos finais”, acrescentou.

Participaram as indústrias associadas: Construtora Pizolato, Tetum Engenharia, Baratão da Construção, Construtora Queiroz Malheiro e Construtora Ame (Varjão de Minas). A coordenadora executiva do Sinduscon, Suelem Mesquita, salientou a importância da parceria do FIEMG Competitiva, com a formatação de conteúdos que atendem às demandas do setor. “Os associados podem nos encaminhar as demandas e elas serão repassadas para o IEL, a fim de viabilizarmos o subsídio, junto ao Programa”, enfatizou.