Notícias

A ISO 9001 é tema de palestra do Ciclo Profissional

Evento orientou empresários para a importância da gestão da qualidade

Com consumidores cada vez mais exigentes e valorizando produtos e serviços de qualidade, é imprescindível que as empresas busquem a certificação de normas e procedimentos, de forma a alcançarem o reconhecimento por boas práticas. Com base nisso, o Ciclo Profissional da Indústria, Comércio e Serviços apresentou o segundo evento: “A Relevância da Implantação da Norma ISO 9001/2015”, com o consultor Laércio Vida. O Ciclo Profissional é uma realização conjunta da FIEMG Regional Alto Paranaíba, ACIPATOS, Sinduscon, Sindivest e Sindimetal, com o patrocínio exclusivo do SICOOB Credicopa.

A ISO 9001 é uma norma de padronização que tem o objetivo de melhorar a gestão de uma empresa. “Ela pode ser implementada por organizações de qualquer tamanho, independente da área de atividade”, complementou o consultor.

Segundo ele, a partir do momento que uma empresa torna-se certificada pela ISO 9001, ela passa a ser ainda mais valorizada por seus clientes, bem como por todos os seus stakeholders. Outra vantagem da certificação é o aumento da produtividade dos funcionários, com o mapeamento, documentação e execução de processos de trabalho de cada área da organização. “A certificação possibilita ainda, a redução de custos pela diminuição nos índices de erros e problemas na execução das atividades diárias, evitando retrabalho”, enfatizou.

Durante a palestra, o coordenador do Programa de Qualidade do Unipam, Célio Adriano Lopes, apresentou o exemplo do Centro universitário para alcançar as certificações: ISO 9001 (Gestão da Qualidade); ISSO 14001 (Gestão Ambiental), OHSAS 18001 (Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional) e SA 8000 (Gestão da Responsabilidade Social). Comentou que foi um processo iniciado em 2015 e em 2019 começa o primeiro ano de manutenção.

O presidente do Sinduscon, José Carlos Borges dos Reis, comentou a importância de os empresários implantarem a ISO 9001 para a certificação de processos e oferecer produtos e serviços com qualidade reconhecida pelos clientes e pela comunidade.

O presidente da ACIPATOS, Luis Eduardo Falcão Ferreira, observou que é cada vez mais necessário validar todas as decisões dentro da empresa, que as etapas sejam acompanhadas pelos gestores com um padrão de exigência maior. “É preciso que as organizações estejam atentos a esta tendência. É neste sentido que apresentamos temas e soluções como o que foi apresentado”, complementou.

O próximo evento do Ciclo Profissional, será em junho, com o tema “Gestão do Tempo e Produtividade”, com a consultora Andreia Ferreira.

Galeria