Notícias

Como se recolocar no mercado de trabalho é tema de palestra

O evento abriu a programação do Ciclo Profissional e da Indústria

Atualmente, os profissionais repensam suas carreiras, diante das novas tecnologias e do cenário econômico. Visando orientar aqueles que buscam a recolocação no mercado, a transição de carreira ou mesmo progredir na vida profissional, aconteceu, na semana passada, a palestra Trilhas e Rumos: como se recolocar no mercado de trabalho. O evento foi uma promoção conjunta da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Acipatos, Sinduscon, Sindivest, Sindimetal e Bússola Orientação Profissional, com o patrocínio do Sicoob Credicopa.

A palestra abriu a programação do Ciclo Profissional da Indústria e Comércio e compartilhou os conhecimentos do administrador de empresas, gestor, consultor de carreiras e orientador profissional Rafael Henrique Freitas. Ele transmitiu dicas e técnicas interessantes para os participantes.

Rafael destacou os principais erros que os profissionais apresentam quando se candidatam a cargos, dentre eles: o desinteresse e desconhecimento do segmento de atuação da empresa onde pretende ingressar; falta de foco na carreira; desconhecimento de idioma estrangeiro, especialmente, o inglês (muito exigido atualmente) e a permanência por períodos pequenos nas empresas.

O consultor observou que com a evolução tecnológica, muitas profissões vão desaparecer e outras vão surgir. “Por isso, é preciso estar atento ao mercado e se adequar às mudanças”, disse. E acrescentou: “o fundamental é buscar a realização pessoal e profissional na carreira que escolher”. Ele apresentou ainda técnicas para a elaboração de currículos e como se portar em entrevistas de emprego.

Durante a abertura do Ciclo, o presidente da Acipatos, Luis Eduardo Falcão Ferreira falou da importância dos profissionais e empresários participarem de capacitações e implementarem novas práticas para a sustentação dos negócios. “O Ciclo Profissional tem apresentado na sua programação, temas que são fundamentais para esse aperfeiçoamento”, ressaltou.

O próximo evento do Ciclo Profissional será no dia 30/04, às 7h, na sede da ACIPATOS e o tema será: A Relevância da Implantação da Norma ISO 9001/2015, com o consultor organizacional de processos e certificações, Laércio Vida. Mais informações: (34) 3823-3999 (FIEMG) e 3822-9280 (ACIPATOS).

Galeria