Notícias

FAPI 2020: Workshop no Alto Paranaíba e Noroeste será dia 16/09

O foco é a regularização e gestão ambiental em indústrias mineiras

Estão abertas as inscrições para o workshop gratuito do FAPI 2020 (Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria). O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a FIEMG. Na área de abrangência da FIEMG Regional Alto Paranaíba, o workshop será realizado no dia 16 de setembro, de 8h às 10h30, de forma digital (on-line), por meio da plataforma Teams. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de forma on-line, por meio da plataforma Sympla: https://bit.ly/fapi2020

Na programação do workshop estão previstas palestras sobre a importância e procedimentos da Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria e Procedimentos da Regularização Ambiental. Os palestrantes convidados serão os especialistas da FIEMG, da Superintendência de Fiscalização (SEFIS) e da Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM NOROESTE). 

O objetivo é informar, instruir e sensibilizar os empreendedores sobre as melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos.  

O programa será realizado de forma setorial, tendo como foco principal as indústrias que exercem as atividades minerárias; metalúrgicas; indústrias do setor de alimentos (abate de animais); e gerenciamento de resíduos e serviços, localizadas no Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. 

A partir da realização do workshop e, no período de 90 dias, os empreendedores serão orientados a obter todas as informações e documentos necessários para receber a fiscalização executada pela SEMAD e PMMG, prevista para iniciar nessa região, no dia 15/12/2020. Exceto nos casos de atendimento a denúncias, requisições do Ministério Público e acidentes ambientais e, nessas situações, a fiscalização será imediata. 

O analista ambiental da FIEMG Alto Paranaíba, Helberth Teixeira, informou que é imprescindível que representantes das indústrias dos setores que estão no foco da fiscalização participem para esclarecerem dúvidas e conhecerem os pontos principais que serão observados pelos agentes.  

Mais informações pelo telefone: (34) 3823-3999 ou pelo e-mail: hhenrique@fiemg.com.br.