Notícias

Fiemg Alto Paranaíba promove Dia da Água na Indústria

Evento aconteceu em parceria com os Sindicatos Filiados e IGAM

Industriais e consultores em meio ambiente participaram do evento Dia da Água na Indústria, promovido pela FIEMG Alto Paranaíba, em parceria com o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e os Sindicatos Filiados – Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário) e Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico).

A diretora regional da FIEMG Alto Paranaíba, Teresinha Martins, ressaltou a importância de se promover a atualização em relação às normas ambientais. “A FIEMG, na gestão do presidente Flávio Roscoe, tem desenvolvido uma série de ações com o intuito de orientar as indústrias para o cumprimento da legislação ambiental e, também, pela adoção de práticas de preservação dos recursos disponíveis. A água é fundamental para a produção industrial e é preciso haver o consumo consciente, a fim de assegurar esse recurso para o futuro”, complementou.

A superintendente da SUPRAM Alto Paranaíba, Rita Braga, durante a abertura, falou sobre a instalação da unidade em Patos de Minas, pela demanda que a região possui tanto de outorga de água quanto de licenciamento, pelo perfil voltado para o agronegócio e indústria. “Todo empreendimento que faça intervenção no corpo hídrico ou que seja potencialmente poluidor do meio ambiente, precisa se regularizar. Esse evento vem disseminar as orientações para o cumprimento destas normas”, enfatizou.

A primeira palestra com o tema “Regulariação de uso: a outorga de direito de uso de recursos hídricos, foi ministrada pela analista de Outorgas da Unidade Regional de Gestão das Águas do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, Pamela Desirré Bernardes.

Houve, também, a palestra sobre Gestão Hídrica na Indústria, com abordagem sobre cumprimento de condicionantes; Declaração Anual de Recurso Hídricos; Cobrança pelo uso da água; Declaração de Carga Poluidora, entre outros. Foi ministrada pelo analista ambiental da FIEMG Deivid Oliveira.

Apresentação de Analistas

Durante o evento, houve a apresentação do trabalho dos analistas ambientais da FIEMG, que vão atuar, em conjunto, na Regional Alto Paranaíba e Centro-Oeste. O analista Helberth  Teixeira ficará responsável pelos atendimentos e prestação de serviços ambientais às indústrias nas áreas de abrangência das duas Regionais da FIEMG. Já o analista Túlio de Sá fará a representação da FIEMG em conselhos e comitês, além de desenvolver outras ações de orientação para indústrias.

Galeria