Notícias

FIEMG Competitiva desenvolve PBQP-H, em parceria com Sinduscon

Indústrias da Construção Civil de Patos de Minas recebem consultorias

Mesmo com a pandemia, o Programa FIEMG Competitiva deu sequência às atividades, adequando o plano de ações nos variados projetos à nova forma de promover o desenvolvimento. Mesclou consultorias on-line para empresas, com visitas programadas, dentro dos protocolos de segurança e saúde. Desta forma, foi possível manter o cronograma do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), realizado em parceria com o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) de Patos de Minas.

A analista de Tecnologia do SENAI, Rafaella Araújo Silva, realizou atendimentos on-line e, recentemente, visitou as empresas, a fim de avançar na implantação do PBQP-H, que é um Sistema de Gestão da Qualidade do Governo Federal, específico para a construção civil. Tem como objetivo organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat.

A adesão ao PBQP-H possibilita a conquista de financiamento em instituições de crédito públicas e privadas; a participação em programas federais como o “Minha Casa, Minha Vida” e a habilitação da empresa para participação em licitações municipais e/ou estaduais.

Rafaela complementa que outras melhorias são notadas na empresa com a implementação do programa como, por exemplo: planejamento e controle de forma sistemática das rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades) e execução dos serviços da obra, eliminando retrabalho e dando mais agilidade aos processos; redução de custos com maior produtividade e diminuição das perdas de materiais; melhoria na comunicação e a satisfação dos colaboradores no trabalho; melhoria na imagem da empresa; redução de riscos e melhoria na relação com fornecedores e investidores.

As Consultorias do FIEMG Competitiva dentro do PBQP-H contam com uma carga horária de 100 horas. Em cada visita, a analista aborda um processo, com os respectivos requisitos obrigatórios do Programa e auxilia a empresa na adequação aos procedimentos, formulários e ferramentas.

O presidente do Sinduscon, José Carlos Borges dos Reis, destaca que, os resultados que as empresas têm são significativos. “Após a implantação de todos os requisitos, estarão preparadas para receber a auditoria de certificação e serem certificadas no PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat)”, reforça.

Pedro Casasanta Peixoto, analista de Projetos do IEL, salienta que apesar das dificuldades a indústria não pode parar. “Esta consultoria qualifica as empresas à participar dos programas habitacionais do Governo, que neste momento são muito importantes para a geração de negócios”, ressalta.

De acordo com Casasanta, o FIEMG Competitiva ON LINE oferece uma programação extensa de conteúdos para os mais variados segmentos industriais/comerciais: assessorias de mercado, finanças, gestão e outros.

Para conhecer todo o portfólio de temas, acesse: www.fiemg.com.br ou https://www7.fiemg.com.br/iel/produto/programa-fiemg-competitiva.