Notícias

FIEMG Regional Alto Paranaíba visita Supram Alto Paranaíba

Objetivo foi conhecer a nova Superintendência

O presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Lisandro Bicalho, visitou, recentemente, as instalações na nova Supram Alto Paranaíba, instalada pelo Governo de Minas em solenidade realizada em agosto. Ele esteve acompanhado do analista ambiental, Helberth Henrique do Vale Teixeira e foi recebido pela superintendente Rita de Cássia Silva Braga e Braga. Os objetivos da visita foram conhecer a estrutura em funcionamento na Supram e apresentar as ações da FIEMG, que podem ser realizadas por meio de parcerias institucionais.  

Durante a visita, a superintendente apresentou a equipe técnica e administrativa da SUPRAM AP e URGA, com atuação em 21 municípios: Arapuá, Araxá, Campos Altos, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Ibiá, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Patrocínio, Perdizes, Pratinha, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gotardo, Serra do Salitre, Tapira e Tiros. 

Lisandro observou que a FIEMG Regional tem abrangência em 43 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste, salientando que a maioria deles coincide com a atuação da SUPRAM AP. “A instalação da Supram em Patos de Minas foi um pleito defendido por diversas instituições, entre elas a FIEMG, pela grande demanda de serviços de licenciamento ambiental e outorgas, entre outros serviços, nessa região. Irá agilizar muito os processos que antes, eram realizados em Uberlândia, o que trazia maior dificuldade para os empreendedores”, complementou. Segundo ele, essa proximidade dos técnicos e equipe da SUPRAM e URGA possibilita um atendimento mais rápido, com o conhecimento das necessidades e um olhar diferenciado.  

A Superintendente observou que a pandemia mostrou a relevância da tecnologia nos processos, mas enfatizou que “nada substitui o contato pessoal”. Destacou que já estão sendo feitos na unidade de Patos de Minas, os seguintes serviços: Dispensa de Licenciamento Ambiental; LAS Cadastro e análise prévia de LAS RAS, além das análises de Outorga realizadas pela URGA (Unidade Regional de Gestão das Águas).

De acordo com o analista Helberth Teixeira, a FIEMG tem tido uma importante parceria com a Supram, em eventos de orientação como os workshops sobre Obrigações Legais Ambientais e FAPI (Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria). Observou ainda, a atuação da FIEMG, em relação a soluções sustentáveis para as indústrias.