Notícias

FIEMG Regional e CIEMG promovem curso de Oratória e Comunicação

Evento realçou a importância da comunicação assertiva

Falar bem em público, de forma assertiva é preponderante nos dias atuais seja no campo pessoal ou profissional e foi foco do curso de Oratória e Comunicação, promovido pela FIEMG Regional Alto Paranaíba e CIEMG, em Patos de Minas. O instrutor foi o consultor especialista na área de treinamentos, coaching e carreira, Bedson Rocha Gomes.

Durante o curso, foi trabalhada a quebra de paradigmas e crenças limitantes sobre o falar em público, com destaque para o poder da comunicação assertiva, benefícios e técnicas de oratória (postura, voz e conteúdo). “É preciso ter o controle emocional e conhecimento técnico para melhor condução de uma apresentação pessoal em entrevista, em reunião ou em uma leitura em público”, observou.

Segundo ele, a comunicação assertiva é fundamental para aqueles que buscam sucesso na carreira ou nas relações sociais. “Tivemos a oportunidade de aplicar técnicas de postura e entonação de voz, bem como o conhecimento do conteúdo que se quer transmitir. Nem sempre o se diz é percebido de forma correta por quem ouve”, acrescentou.

Bedsen destacou ainda que um grande número dos problemas empresariais é devido à incompreensão do que se comunica ou mesmo à ausência de comunicação. “As características de um orador influente são: credibilidade, autoconfiança, empatia com o público, conhecimento do conteúdo abordado e objetividade na apresentação”, realçou o consultor. É fundamental se considerar a mensagem que se quer transmitir e, especialmente, o público a quem ela se destina, para que se alcance a assertividade nesta comunicação.

A participante Ana Lúcia Caixeta da Destilaria de Cachaça Maison Leblon comentou que o curso possibilitou um grande aprendizado a ela e trará resultados com a adoção das técnicas transmitidas pelo instrutor. A empresária Regina França, da Viveiro Nativo, também participou do curso e enfatizou a importância da comunicação em todas as situações profissionais e pessoais.

Galeria