Notícias

FIEMG segue no atendimento a indústrias

São ações de orientações estratégicas para enfrentar o atual momento

A cada dia surgem novas publicações - editais, normas e decretos - que impactam diretamente o setor industrial e a vida de cada cidadão. Com o objetivo de possibilitar o acesso às informações mais atualizadas, a FIEMG mantém profissionais em constante acompanhamento das novas medidas. São advogados, engenheiros ambientais e analistas na sede, em Belo Horizonte, e também, nas regionais espalhadas por todo o Estado. A Regional Alto Paranaíba mantém atendimentos dos analistas: Karen Karoline Santos,  para acesso a linhas de financiamento especiais; e Helberth Raman do Vale Teixeira, para esclarecimento de dúvidas e outros procedimentos ambientais. Muitas têm sido as demandas atendidas por eles, desde o início do período de isolamento social implantado em Minas Gerais e no país.

Meio Ambiente

Helberth destacou que nesta área, as indústrias podem fazer a solicitação de atendimento, por meio do telefone: 37 99964.9829 ou pelo e-mail: hhenrique@fiemg.com.br. “Temos prestado orientações quanto às mais atuais mudanças nas legislações e normas ambientais, bem como quanto aos serviços que estão sendo realizados neste momento, especialmente, com relação a dúvidas, gestão e regularização ambiental”, observou.  Ele informou que os assuntos de maior interesse são:

- Licenciamento ambiental: Enquadramento, avaliação de exigências, verificação da regularidade e gestão da licença ambiental, entre outros.

- Cumprimento de prazos de condicionantes

- Cumprimento de obrigações legais

- Prazos dos processos de licenciamento ambiental

- IBAMA – RAPP; TCFA e Enquadramento.

- Sistema MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos)

- Outorga: Entraves, avaliação da gestão, verificação da portaria, cumprimento de condicionantes, entre outros.

- Gestão de resíduos, recursos hídricos e emissões atmosféricas

- TAC (Termo de Ajustamento de Conduta)

Acesso a Crédito

A analista Karen Santos salientou que, em virtude dos impactos na economia, muitos são os empresários preocupados com a sustentabilidade dos negócios e manutenção de empregos, que recorrem às oportunidades especiais anunciadas pelo BNDES, BDMG e instituições financeiras cooperativas.

O BNDES está com duas linhas especiais para atender os empresários: Linha Micro e Pequena Empresa e a Linha para Folha de Pagamento. No entanto, é preciso que o interessado procure a instituição de relacionamento para que possa ter acesso ao crédito especial.  “Até o momento, operam estas linhas os bancos: do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander”, observou, acrescentando que estas instituições, somente devem iniciar o acolhimento destas propostas nas próximas semanas. “Estão passando por adaptação dos sistemas operacionais”, reforçou.

Do BDMG, estão em operação as linhas: Geraminas, Geraminas Fidelidade, Empreendedoras de Minas, Fungetor e Geraminas Saúde, com taxas bem atrativas e um prazo de carência maior.

Os interessados em obter mais informações sobre as linhas de crédito podem entrar em contato com a Karen Karoline pelo telefone (34) 98865.6852, em horário comercial; ou pelo e-mail: kasantos@fiemg.com.br.

Consultorias Trabalhistas e Tributárias

As consultorias tributárias e trabalhistas atuam, incansavelmente, no monitoramento e detalhamento de cada publicação nos âmbitos federal e estadual e, para aproximar esta informação do industrial, empresários e trabalhadores, realiza uma intensa programação de “lives” (transmissões ao vivo) com os mais variados segmentos: todos com o enfoque nos impactos que a pandemia de Covid 19 irá acarretar na economia e na saúde da população. As informações sobre as consultorias para indústrias podem ser encaminhadas para o e-mail: tributario@fiemg.com.br.