Notícias

FIEMG, SENAI e Sindicatos recebem prefeito eleito Falcão

Objetivo foi apresentar alternativas para a qualificação profissional

Viabilizar parcerias entre a Prefeitura de Patos de Minas e a FIEMG, SESI, SENAI e Sindicatos Filiados – Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário) e Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico). Foi este o objetivo principal da reunião realizada com o prefeito eleito Luís Eduardo Falcão. O encontro foi na manhã desta sexta-feira, na unidade integrada SESI e SENAI de Patos de Minas.

O presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Lisandro Bicalho, destacou a importância de se unir forças para a geração de emprego e renda em Patos de Minas. “A grande carência no mercado de trabalho é por profissionais de nível técnico, em diversas áreas”, pontuou. Segundo ele, o SENAI é uma instituição que tem credibilidade em todo o país, pela qualidade e excelência dos cursos ministrados e, em Patos de Minas, estão disponibilizados para os profissionais das indústrias e para a comunidade, cursos em nível técnico e de aprendizagem industrial. “Temos cursos gratuitos para a comunidade, viabilizados por meio da contribuição das indústrias para o Sistema FIEMG”, comentou.

Na oportunidade, foi apresentado o Projeto de Fortalecimento Industrial, através do Relacionamento Comercial com a Àrea Governamental. Os agentes de mercado da FIEMG, Adriano Corrêa e César Cunha e, também, o supervisor do SENAI em Patos de Minas, Lucas Santos, apresentaram as opções em cursos disponíveis e as alternativas em conteúdos in company e à distância, ofertados pelo SENAI. Informaram ainda os recursos que estão disponibilizados nas esferas estadual e federal, para capacitações com o intuito de qualificar mão-de-obra para as indústrias.

O prefeito Falcão salientou a importância das informações transmitidas, principalmente, para que possa desenvolver projetos que atendam às demandas da comunidade pelo conhecimento e também, gerem empregos e renda para as famílias. O prefeito eleito conheceu ainda as instalações e equipamentos da Unidade do SENAI.

Pólo de Oficinas

Lisandro Bicalho, também, presidente do Sindimetal e a coordenadora sindical, Michele Donato apresentaram o Programa de Desenvolvimento Integrado do Setor de Oficinas. Eles observaram que existem mais de 200 oficinas em Patos de Minas, concentradas na região do Bairro Planalto e que oferecem produtos e serviços de excelência especialmente, para caminhões. “Cada oficina tem a expertise em um determinado serviço e faz com que essa região, torne-se um importante polo no Brasil”, acrescentou Lisandro.

O presidente enfatizou que o programa foi desenvolvido pelo Fiemg Competitiva, SENAI Cecoteg e Sindimetal. “Ele está todo completo com ações estabelecidas de curto, médio e longo prazos”, complementou Michele. As ações contemplam parcerias com a Prefeitura, no sentido de realizar obras de melhoria na pavimentação, iluminação e outros serviços nos bairros onde estão concentradas as oficinas. O empresário da Trucks Hélio, Márcio Júnior reforçou a importância da ação da Prefeitura, no fortalecimento do setor e dos negócios do Polo.

O prefeito recebeu um exemplar de todo o projeto e manifestou o interesse em ser parceiro no desenvolvimento do Polo de Oficinas.

O presidente do Sindivest, Geraldo Fernandes, apresentou o cenário do setor do vestuário e realçou a necessidade de se fomentar os negócios locais. Ficou agendada para o dia 17/12, às 8h, uma reunião do prefeito eleito, com os associados e diretores do Sindivest.

Galeria