Notícias

Lean Manufacturing: IEL, SENAI e SINDIMETAL firmam parceria para curso

Consultorias fazem parte do FIEMG Competitiva com foco na indústria 4.0

Indústrias associadas ao Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico) terão consultorias em Lean Manufacturing, com subsídio financeiro, dentro do Programa FIEMG Competitiva/IEL. A execução do projeto será pelo SENAI. De forma inédita, o programa terá foco na Indústria 4.0, com a adoção de tecnologia de digitalização de processos industriais.

O trabalho de orientação das indústrias já teve início e reúne instrutores de unidades do SENAI de Patos de Minas, Araxá e Uberaba. Os objetivos são a redução de desperdícios no processo produtivo e a identificação de atividades que não agregam valor para as empresas.

O analista de projetos do IEL/FIEMG Competitiva, Pedro Casasanta, destacou que, para atender às demandas do Sindimetal, foi customizado um projeto especial. As indústrias contarão com uma abordagem diferente, com a metodologia do SENAI, por meio de acompanhamento presencial, na busca da competitividade.  “Serão foco do trabalho as áreas de produção e estoque, com uma duração média de 160h de consultoria por empresa”, disse.

“Estamos muito confiantes nos resultados que poderemos alcançar. Percebemos que os líderes estão empenhados em elevar o nível de gestão dos seus negócios, traduzindo em lucratividade todo este esforço. Mobilizamos um time de 10 profissionais do SENAI, IEL e SINDIMETAL para estes projetos”, reforçou Pedro.

O supervisor da Consultoria do SENAI, Rogério Franco, enfatizou que o Lean para as empresas associadas ao Sindimetal traz uma etapa de inovação, de forma inédita a Patos de Minas e região, por meio da ferramenta de digitalização dos processos industriais. A ferramenta apontará o layout mais produtivo e irá sugerir correções no fluxo de trabalho, simulando os melhores resultados na otimização das atividades e tomada de decisões.

O empresário Márcio Júnior ressaltou a expectativa nos resultados, principalmente, por saber que o programa traz o foco na Indústria 4.0. “Este tema é ainda distante para a maioria das empresas do setor e acreditamos muito nos resultados, por trazer o que há de mais moderno em tecnologia, para a realidade das nossas indústrias”, observou.

A coordenadora executiva do Sindimetal, Michele Donato, informou que esse programa contou com a adesão das indústrias associadas: Trucks Hélio, Furgões Patense e Promont. “Cada empresa possui um escopo técnico próprio, definido previamente com time do SENAI e IEL”, salientou. Embora ainda na fase inicial da consultoria, Michele destacou que estão surgindo novas perspectivas de aperfeiçoamento profissional para o setor. “Os ganhos são bastante significativos e essa é uma das entregas do Sindimetal. Um benefício para o associado que impacta diretamente no negócio”, finalizou.