Notícias

SENAI Patos de Minas forma alunos no curso Técnico em Mecânica

Formandos já estão todos empregados

O SENAI de Patos de Minas celebrou a conclusão de uma nova turma do curso Técnico em Mecânica. E o melhor: todos os alunos já estão contratados. “Quando iniciamos o curso, uma parte dos alunos ainda estava desempregada e percebemos, que há uma demanda grande por profissionais nessa área para atuarem nas indústrias”, observou o gerente da unidade, Samuel Braga de Siqueira.

Siqueira observou que um dos alunos – sócio da empresa Tornearia Nova Geração - viu no curso a oportunidade de aprimorar conhecimentos na área mecânica e usinagem CNC. Adquiriu equipamentos necessários para usinagem CNC e ampliou o leque de serviços. “São oportunidades que surgem para todos os alunos do SENAI. Temos uma gama de indústrias que nos solicitam a indicação para o quadro de funcionários e percebemos que ainda existe uma demanda reprimida, por profissionais que são qualificados em cursos técnicos”, complementou.

A turma ingressou no curso no segundo semestre de 2019 e teve as aulas suspensas por um período, em virtude da pandemia. “Tivemos que ministrar aulas mediadas por tecnologia e há quatro meses, conseguimos retomá-las de forma presencial, para reforçar, especialmente, a prática com os alunos”, destacou.

Durante a solenidade de encerramento, houve a participação especial do gerente industrial da Patense, Kaique Messias de Menezes. Ele apresentou para os formandos o atual cenário do mercado de trabalho industrial e realçou a importância do SENAI como entidade formadora de mão de obra técnica especializada.

O curso Técnico em Mecânica tem uma carga horária de 1.200 horas. O conteúdo é voltado para as necessidades da indústria. São abordados: Metrologia (que aborda instrumentos de medição), desenhos técnicos, projetos, elementos que compõem as máquinas, gestão e a prática de manutenção. O curso traz ainda cálculo de resistência de materiais (dimensionamento de material para suporte de determinada carga).

O instrutor Rodrigo Célio do SENAI Patos de Minas observou que durante a pandemia, somente a parte teórica foi feita de maneira remota. “Tivemos a oportunidade de apresentar desafios da rotina de trabalho, de forma a inserir o aluno em situações reais. Isso possibilitou análise de um problema e apresentação de laudo técnico com a solução para a situação proposta”, destacou.

Com o retorno das aulas presenciais, foi possível implementar as atividades práticas, nos equipamentos da unidade SENAI de Patos. “A turma correspondeu bem às expectativas. Pelas avaliações finais, percemos que conseguiu absorver todos os conhecimentos. E temos a satisfação de saber que todos estão empregados na área”, complementou.

O aluno Marcos Paulo de Souza Noronha ressaltou que foi um curso que trouxe muitas informações novas. “Atuo no mercado de usinagem há aproximadamente 20 anos e, ainda assim, o curso me permitiu aperfeiçoar no uso de equipamentos. Foi uma gama de conhecimentos muito grande e importante para mim”, concluiu.

Galeria