Notícias

SENAI Patos de Minas treina aluna para Competição Nacional em Tecnologia da Moda

Unidade é referência no treinamento com a expert do Brasil, Elaine Ribeiro

A aluna Aline da Silva Rosa é a representante de Minas Gerais, na Etapa Nacional da Worldskills em Tecnologia da Moda. Ela fez o curso de Aprendizagem em Confecção do Vestuário, em 2019, no SENAI Cataguases. Desde que conquistou o primeiro lugar, iniciou uma etapa de preparação para a competição nacional, com treinamentos no SENAI de Patos de Minas, orientados pela instrutora Elaine Ribeiro, credenciada expert da Worldskills no Brasil, para esta ocupação. Isso faz do SENAI de Patos de Minas, referência em treinamentos na área de vestuário e moda.

Elaine Ribeiro é de Patos de Minas, já obteve um campeão mundial em 2015, com o aluno do SENAI de Patos, Kaio Martins, quando a Worldskiills foi no Brasil; e medalhas de prata em 2017, com as competidoras Rany Moreira de Minas Gerais, na etapa mundial em AbuDhabi  e, em 2019,  com a aluna de São Paulo, Gabriella Louise, na Worldskills em Kazan.

A Etapa Nacional será no período de 21 a 23 de março de 2022, no estado do Espírito Santo. A instrutora Elaine é a avaliadora líder nesta competição nacional, ou seja, poderá ser consultada nos casos que for necessária análise técnica. 

Como ela é a expert do Brasil, na Worldskills, ela irá acompanhar o medalhista brasileiro, em Tecnologia da Moda, no Mundial. “Teremos cinco meses para treinar o vencedor da Nacional para o Mundial”, complementou.

A trajetória da Aline Rosa

Aline cumpre uma programação intensa de treinamentos. Com a atenção exclusiva da instrutora, ela já notou melhoras na qualidade do trabalho. “Tenho a oportunidade de me preparar mais, refinar o projeto e aperfeiçoar as habilidades”, acrescentou.

Distante há 700 quilômetros de sua casa em Cataguases, Aline tem se dedicado aos treinamentos em Patos de Minas, desde o início do ano. “Simulamos diversas possibilidades de cortes e costuras nas peças, conforme as atividades previstas, para que ela esteja bem preparada para qualquer que seja o conceito sorteado na competição”, comentou Elaine. Em uma das atividades, ela terá que fazer a modelagem completa de uma peça – cortar, costurar, construir a peça, passar e dar acabamentos refinados de alfaiataria.

Aline busca a perfeição em todas as simulações e com o cronômetro ligado, para que consiga realizar as atividades, no menor tempo possível. “Autoconfiança é uma arma para ganhar ou perder. Acredito na minha capacidade, ao mesmo tempo em que acredito que os demais competidores, também, estão focados em seus treinamentos”, ponderou Aline.

Na etapa nacional, irá demonstrar toda a capacidade profissional em design, modelagem plana e tridimensional, mercado, tecidos e texturas, entre outras habilidades. Elaine observa que ela terá que passar por uma série de provas, que serão sorteadas no momento da competição, que será dividida em módulos. Em cada um, busca-se realçar as habilidades do competidor, seja em proporções, criatividade, desenho técnico, até mesmo em foco e controle emocional. 

Aline disputará o primeiro lugar com participantes de outros nove estados brasileiros. O vencedor será o representante brasileiro no Mundial (Worldskills) em Shangai.