Notícias

Sindicatos Filiados e Fiemg Competitiva: ações para 2022

Projeto visa fortalecer as indústrias associadas

Os presidentes e associados dos três Sindicatos Filiados à FIEMG – Sinduscon, Sindivest e Sindimetal participaram de reuniões com a analista de Projetos para a Indústria do IEL, Jane de Souza Ramos. O objetivo foi apresentar as ações que serão desenvolvidas para o fortalecimento dos negócios nestes setores, por meio do Programa FIEMG Competitiva, com a realização de ações subsidiadas para as indústrias associadas aos sindicatos.

Jane Ramos destacou que a rodada de reuniões com os representantes dos Sindicatos possibilitou planejar projetos, capacitações e consultorias customizadas de forma a promover o desenvolvimento dos três segmentos. “Essas reuniões nos permitiu identificar oportunidades para novos negócios e ofertar projetos de acordo com a realidade e a demanda de cada um dos sindicatos. “Iniciamos o ano de 2022, com muitos projetos e que vão trazer resultados significativos para os associados”, acrescentou.

Conheça as ações que serão promovidas para cada sindicato.

SINDIMETAL – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico

Uma das ações será a implementação do Programa de Desenvolvimento de Competências Técnicas para o Polo de Oficinas de Patos de Minas, uma parceria entre a FIEMG (por meio do Programa FIEMG Competitiva), a BOSCH e o SINDIMETAL PM. Este programa será dedicado a empresários e técnicos automotivos das linhas leve e pesada. O programa inclui a oferta de um pacote de cursos presenciais e online para complementar a formação dos profissionais das oficinas.

Serão ofertados, ainda, Curso de Soldador, com duas turmas para o aperfeiçoamento dos profissionais, com a finalidade de suprir uma demanda muito grande de formação de mão de obra nesta área.

SINDIVEST – Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Alto Paranaíba e Patos de Minas.

Com o objetivo de mitigar a falta de mão-de-obra qualificada, o Programa FIEMG Competitiva irá desenvolver, em parceria com o SINDIVEST e o SENAI, um curso de qualificação de costureiro industrial para o vestuário, para a formação de 30 novos profissionais que irão atuar no setor.

Além do curso, os associados irão contar com uma consultoria exclusiva em modelagem e padronização de medidas. Essa consultoria trará inúmeros benefícios para o setor como a redução de desperdício de material e a atualização sobre a recente norma 16933 da ABNT que visa padronizar os tamanhos de roupas femininas no país.

SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil

Os associados ao SINDUSCON irão contar com uma consultoria com foco em otimizar as atividades no canteiro de obras. A proposta é o consultor apresentar soluções para a gestão do almoxarifado; gestão do processo de RH no canteiro de obra e a organização das atividades como um todo. Uma oportunidade única de organizar toda a logística do canteiro de obras com o apoio de especialistas do SENAI.

Galeria