Notícias

Sindimetal, IEL e Bosch promovem aula no tema veículos híbridos e elétricos

Aula técnica faz parte do Programa FIEMG Competitiva

Novas tecnologias na fabricação de veículos trazem novas oportunidades de atualização profissional. Pensando nisso, o IEL, a Bosch e o Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico) promovem uma aula técnica sobre Veículos Híbridos e Elétricos, dentro do Programa FIEMG Competitiva. As aulas serão por transmissão remota de 19h às 21h, nos dias 27 e 28 de abril, com os instrutores da Bosch Paulo Stevanatto e Renato Borbon.

A aula técnica com equipe da Bosch terá o foco nas tecnologias aplicadas em dois dias de muito conteúdo e inovação:

  • Apresentação das normas de segurança aplicadas à reparação e ferramentas especiais isoladas (cuidados e certificação);
  • Overview de funcionamento dos veículos híbridos e elétricos, com detalhamento na prática da localização dos componentes no BMW i3 e Toyota Prius);
  • Tipos e características de estações de recarga de bateria em veículos elétricos;
  • Tipos de Baterias de Alta Tensão e principais testes possíveis via scanner automotivo;
  • Funcionamento e testes em motores elétricos de tração e recarga da Bateria de Alta Tensão (Aplicação dos motores, testes estáticos e comportamento de funcionamento na prática em ensaios de dinamômetro).

A inscrição é de R$ 30,00 por participante, pelo link: http://bit.ly/aulatecnicasindimetal2021

O presidente do Sindimetal, Lisandro Bicalho, foi enfático: “o futuro chegou”. De acordo com ele, quem atua na área de manutenção de veículos tem que se preparar para atender essas novas tecnologias. “Se não se qualificar, estará fora do mercado”, frizou. Lisandro alertou também que veículos híbridos e elétricos já são uma realidade. Podem ser poucos ainda, mas, em curto espaço de tempo estarão sendo produzidos em grande escala.

O analista do IEL, Pedro Casasanta, enfatizou que, esta aula técnica visa levar inovação e conhecimento ás empresas de Patos de Minas associadas ao SINDIMETAL. Segundo ele, os veículos elétricos são uma tendência mundial e as empresas precisam se preparar, para atender a demanda de manutenção dos mesmos. Vale ressaltar que estes conhecimentos são validos também para a linha pesada, pois já temos no Brasil caminhões elétricos realizando pequenos trajetos urbanos. “O Programa FIEMG Competitiva 2021 está mais completo, mais abrangente e é customizado de forma a atender as demandas dos setores industriais, além de trazer novas soluções”, complementou.

A coordenadora executiva do Sindimetal, Michele Donato, destacou que, recentemente, houve uma reunião com o analista do IEL para alinhar as novas ações e programas para esse ano. “Nosso propósito é possibilitar aos industriais, especialmente, aos associados do Sindimetal, o acesso ao conhecimento de maneira subsidiada para o fortalecimento do setor metalmecânico”, acrescentou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) (34) 99231-0025 ou pelo e-mail: sindimetal@sindimetalpm.ind.br.