Notícias

Unidade SESI/SENAI realiza SIPAT

Ação foi uma iniciativa dos alunos do curso técnico em SST

Educação Financeira foi o tema de abertura da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, na unidade SESI/SENAI, em Patos de Minas. A SIPAT é uma iniciativa dos alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do SENAI, sob a coordenação e orientação da instrutora Dayane Regina Ribeiro Lacerda. Iniciou-se no dia 4 e prossegue até o dia 08/07, com uma programação intensa de palestras.

A palestra sobre Educação Financeira foi ministrada pelo diretor administrativo do Sicoob Credicopa, Milton Roberto de Castro Teixeira. Ele transmitiu aos alunos, orientações sobre como se consegue gerir os recursos financeiros, na prática, possibilitando a realização de projetos. “Educação Financeira é a habilidade individual para se tomar decisões apropriadas na gestão das finanças. Como era um público jovem, o enfoque foi na importância de se definir metas e estabelecer os projetos de vida, com abordagem sobre pontos em que pode economizar, mostrando que é possível alcançar a realização dos sonhos individuais e aqueles compartilhados com a família”, enfatizou.

A Sipat

Dayane Lacerda informou que o objetivo da SIPAT é aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula, propiciando a execução de ações prevencionistas em saúde, segurança e meio ambiente do trabalho, de acordo com normas regulamentadoras.

Na programação, estão previstas as palestras:

05/07 – Estresse e Qualidade de Vida, com a psicóloga Paula Magalhães

06/07 – Saúde Mental, com a psicanalista e terapeuta Dayse Barros

07/07 – Alcoolismo, Tabagismo e outras drogas com a psicóloga na Clínica de Dependentes Químicos e Alcoolistas, Hohana Hassan

08/07 – Marketing Pessoal, com a psicóloga Maria Estephane. 

As palestras acontecem sempre a partir de 19h30, na sede da Unidade Integrada do SESI e SENAI, na Avenida Afonso Queiroz, 966 – Bairro Sebastião Amorim – Patos de Minas.

Segundo Dayane Lacerda, a segurança e saúde no trabalho é um assunto que está em pauta, diariamente, nas empresas que possuem funções com maior risco de acidentes. A conscientização sobre as boas práticas e proteção à saúde do profissional no ambiente profissional deve ser realizada em todas as organizações.

“A legislação prevê a realização da SIPAT. Normalmente, o evento é organizado nas empresas que possuem uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Mesmo que não haja uma equipe específica para desenvolver ações de segurança no trabalho é possível que outros profissionais idealizem e realizem a SIPAT. O intuito é capacitar e conscientizar os colaboradores para que mantenham atitudes adequadas com o ambiente de trabalho, a fim de evitar acidentes de trabalho”, comentou.

Galeria