Notícias

Workshop orienta prefeitos para a atração de novos investimentos

O evento teve a participação de representantes do Alto Paranaíba e Noroeste

Preparar prefeitos, secretários e lideranças para receber investidores e identificar as potencialidades dos municípios, a fim de atrair novos negócios. Este foi o objetivo central do Workshop do Plano Regional de Atração de Investimentos, promovido em Patos de Minas pelo Sistema FIEMG, por meio da Regional Alto Paranaíba e da Gerência de Atração de Negócios (GANI). Na abertura, o presidente da FIEMG Regional, Lisandro Bicalho, destacou a importância de se atrair novos investimentos para o desenvolvimento do Estado e especialmente, das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. 

Participaram representantes de 11 municípios. Dentre os presentes, os prefeitos: Rufino Clovis Folador (Buritis); Ronaldo Ferreira de Morais (Uruana De Minas); Carlos Alberto Recch Filho (Arinos); João Carlos Nogueira de Castilho (Presidente Olegário); Donizete Antônio dos Santos (Bonfinópolis de Minas) e Iramaia Maria Cordeiro de Almeida (Dom Bosco).

O workshop foi ministrado pela analista da Gerência de Atração de Investimentos, Renata Lima e pelo analista de Inteligência Competitiva, Davi Varella. Eles apresentaram os serviços prestados pelo Sistema FIEMG, na prospecção de potenciais investimentos para Minas Gerais.

Davi Varella destacou que a atração de investimentos traz benefícios para os municípios, com a geração de emprego e aumento de renda; fortalecimento da mão de obra local; contribuição à produção industrial; incentivo à criação/ampliação de cadeias produtivas com a criação ade novas empresas locais e aumento na arrecadação pública.

Para atrair estes investimentos, os analistas apresentaram estratégias para a identificação dos setores de maior potencial de investimentos, e, considerar ainda fatores de mercado, cadeia produtiva, infraestrutura, mão de obra, qualidade de vida, ambiente regulatório, inovação e empreendedorismo.

Orientou os participantes a prepararem material de divulgação dos municípios, por meio de folder impresso, vídeo institucional e estabelecimento de estratégias de comunicação em redes sociais e outros meios. “A FIEMG está em contato constante com investidores interessados em atuar em Minas Gerais. Quando houver uma demanda de investimento no município, que procurem a FIEMG Regional para apoiá-lo e a Regional, por sua vez, fará o contato com a GANI, para o suporte nas negociações”, acrescentou Renata Lima.

Segundo ela, o trabalho de prospecção de potenciais investidores para Minas Gerais e conexão entre a oferta e demanda de produtos e/ou serviços industriais é feito de forma constante, em reuniões, feiras e missões empresariais nacionais e internacionais.

Galeria