Agenda

CURSO A INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NA FORMAÇÃO E GERENCIAMENTO DE EQUIPES

A inteligência estratégica, nesse contexto, é definida como a habilidade de analisar negócios e posicionar as equipes perante essa realidade, com o objetivo de levar a organização a obter vantagens competitivas.
Quando se identifica o momento do negócio no mercado e faz um diagnóstico claro das competências e limitações das equipes que compõe a organização, consegue-se identificar como essas equipes respondem e se posicionam frente às necessidades de gerar resultados.
Por essa razão, mapear equipes de trabalho considerando os resultados atuais e pretendidos e a potencialidade frente aos novos desafios, permite-se empregar estratégias de gestão de pessoas
mais eficientes, tais como movimentações verticais ou horizontais na estrutura organizacional, demissões, feedbacks, coaching ou mentonring, etc.
Saber como gerenciar comportamentos funcionais e disfuncionais dos colaboradores facilita o desempenho do líder enquanto autoridade e implica no seu reconhecimento como principal responsável pela otimização do clima organizacional.
Por fim, saber como desenvolver equipes, as principais técnicas usadas para desenvolvimento e criar uma estrutura de trabalho focada na autorresponsabilidade torna qualquer negócio mais promissor.

Objetivo:
Disseminar o conceito de inteligência estratégica na gestão de equipes e desenvolver as habilidades para analisar a relação do cenário atual/futuro do negócio com o potencial/resultados da equipe de trabalho, visando identificar elementos para o realinhamento e consequente melhoria de resultados para a organização.

Conteúdo Programático:
Inteligência Estratégica - O que é?
Necessidades do negócio x Resultados/Potencial da equipe
Mapeamento de equipe – instrumentos e avaliação
Formação de equipes de altos resultados
Gestão do Comportamento e produtividade.
Programas de Desenvolvimento de equipes e Treinamento de habilidades
A cultura da autorresponsabilidade e autogerenciamento de resultados.

Metodologia:
Expositiva e vivencial, utilizando-se de técnicas de grupo, vídeos, questionários e ferramentas de desenvolvimento.