Notícias

Com o FAPI, sua empresa fica por dentro das melhores práticas ambientais

A SEMAD, PMMG e FIEMG, desenvolvem um Programa para difundir as melhores práticas ambientais e a regularização das indústrias

O Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e a FIEMG, tem como objetivo informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos.

“O FAPI visa ampliar a competitividade da indústria, aliando-a a regularização ambiental”, afirma Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG. “É a oportunidade também de se empreender com as melhores práticas ambientais”, ressalta.

Os analistas ambientais da FIEMG, quando solicitados pelas empresas, farão a verificação da situação atual da atividade, e a elaboração de um plano de ação para regularizar e adequar o sistema de gestão ambiental do empreendimento às legislações ambientais aplicáveis. Na Regional Centro-Oeste, o evento, que será totalmente online, acontece no dia 13 de maio, das 9h às 11h30 e as inscrições são gratuitas. O Analista de Meio Ambiente, Túlio de Sá, se coloca à disposição para esclarecer dúvidas dos empresários. “O empreendedor poderá acessar a Plataforma FAPI e realizar sua inscrição para participação nos Workshops Orientativos. dias após os workshops, a SEMAD e a PMMG darão início a fiscalização ambiental preventiva”, esclareceu o Analista.

As empresas que aderirem ao FAPI terão acesso ao Selo Digital de empresa participante, após comprovada as adequações ambientais necessárias.

Ainda de acordo com o Analista Ambiental, a SEMAD e a PMMG, com base em seus planejamentos anuais estratégicos, selecionam os setores ou atividades industriais específicas para a fiscalização ambiental preventiva. Para 2021, foram escolhidas as atividades de tratamento químico de madeira, fabricação de cerveja, fabricação de sucos e refrigerantes, abate de animais, industrialização da carne e processamento de subprodutos.

Quer saber mais sobre o FAPI? Clique NESTE LINK e saiba tudo o que o Programa tem a oferecer.