Notícias

Empresários da construção recebem treinamento sobre BIM

Ação faz parte do Programa FIEMG Competitiva em parceria com o SINDUSCON-CO

Treinamento desenvolvido pelo Programa FIEMG Competitiva, em parceria com o Sindicato da Construção Civil (SINDUSCON-CO) capacitou um grupo de empresários do setor, na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste. A capacitação abordou um novo conceito quando se trata de projetos para construções; o Building Information Modeling (BIM).

BIM, em português, Modelagem da Informação da Construção é um novo conceito quando se trata de projetos para construções, mais moderno, com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final.

De acordo com a Analista de Tecnologia do SENAI Paulo de Tarso (BH) e Consultora do treinamento, Mayara Lisboa Batista, o BIM é um método de gestão que será exigida em licitação de obras públicas a partir de 2021, portanto, é necessário que o setor da construção civil se capacite para atender o mercado. “Esse treinamento foi introdutório, para que os profissionais pudessem conhecer o potencial que a ferramenta tem para a melhoria da construção como um todo e o que ela pode fazer pelas pessoas. Eu tenho certeza que essa inovação faz a diferença no mercado, os números e as pesquisas comprovam isso. Essa iniciativa hoje é para despertar o interesse da região pra buscar sobre o assunto”, enfatizou.

A capacitação realizada hoje é uma das ações que integram o Programa FIEMG Competitiva, uma iniciativa da Federação, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que desenvolve projetos focados no aumento da produtividade e competitividade da indústria. De acordo com o Analista de Projetos para a Indústria do Sistema FIEMG, Carlos Magno Cardoso da Silva, o BIM é uma metodologia que vem ganhando espaço no mercado e que vai contribuir com o aumento da competitividade do setor. “O conceito já é uma realidade que demonstra ser de grande importância para os negócios e para o mercado”, finalizou.

Para o Presidente do SINDUSCON-CO, Eduardo Nunes, a utilização do BIM, mais do que fortalecer o setor da construção, é uma questão de sobrevivência do segmento no mercado. Além disso, o uso do método de gestão pode ser uma estratégia de marketing para os negócios, já que é um diferencial para o cliente. “Com o BIM, meu cliente tem mais facilidade de visualização e decisão e isso é um diferencial competitivo”, defendeu.

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste