Notícias

Entidades de classe entregam carta-compromisso a candidatos ao Pleito de Divinópolis

Entrega aconteceu durante Seminário de Desenvolvimento Econômico, na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste

Foi realizado, na manhã de hoje (01), na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, o Seminário de Desenvolvimento Econômico, uma iniciativa da ACID – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Divinópolis, com o apoio do Sebrae-MG e da FIEMG RCO.

O evento contou com a participação dos 5 candidatos a Prefeito de Divinópolis que assinaram um Termo de Compromisso Público se comprometendo a, caso eleitos, tornar concretas as pautas de reivindicações apresentadas na carta-compromisso.

No documento, redigido pelas entidades de classe, como sindicatos, Sebrae, CDL, ACID e FIEMG, constam 3 reivindicações que propõem, principalmente, a retomada do crescimento de Divinópolis.

O primeiro item solicita a criação de uma comissão especial para elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico para a cidade; posteriormente, o documento exige o envio de um Projeto de Lei que aprova o Plano como instrumento do Plano Diretor e, para finalizar, foi solicitada a inclusão, nas propostas de leis orçamentárias, Dotações Orçamentárias Específicas nos orçamentos das secretarias e órgãos públicos envolvidos, assim como dotações para convênios com organizações não governamentais de fomento, visando a execução das ações previstas no Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, é dever das entidades representativas de classe se unir para apresentar soluções comuns a todos os setores envolvidos, de forma a contribuir com o crescimento da cidade. “Muitos problemas que enfrentamos na indústria, por exemplo, são recorrentes em outros setores, como comércio e serviços. É importante nos unir, apresentar ações que possam ajudar a gestão pública a colocar Divinópolis no caminho do crescimento”, defendeu.

Palestras

O painel “Desafios do Desenvolvimento Municipal”, ministrado pelo Diretor Técnico do Sebrae-MG, Anderson Costa Cabido, que é Mestre em Administração de Empresas e ex-prefeito de Congonhas abriu o Seminário.

Cabido é especialista nas áreas de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Regional, Gestão Pública e Inovação e Novos Modelos Gerenciais Aplicados à Gestão Pública. Em sua apresentação, o palestrante listou os assuntos que devem ser priorizados pelos gestores públicos, para alcançar uma Política Pública de Desenvolvimento Econômico e listou características essenciais para que uma política econômica alcance o êxito. “Uma política econômica vitoriosa produz efeitos extraordinários sobre os pequenos negócios e ajuda a inserir competitivamente o território no mundo”, defendeu.

O segundo painel foi “Construindo a Cidade que Queremos” foi ministrado pelo 1º Vice-Presidente da ACID, Marcos Fábio Gomes Ferreira, que é sócio fundador e Diretor da Formatar Consultoria Empresarial e consultor organizacional com experiência em gestão de negócios. Em sua exposição, o palestrante afirmou que é necessário pensar a cidade em longo prazo, integrando os diversos setores. “É essencial a união de todos os atores do desenvolvimento em torno de um plano estratégico comum”, enfatizou.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste