Notícias

Exposição gratuita no SESI/FIEMG Itaúna

Material foi produzido pelas participantes da oficina “Mulheres de Fibra”

Até o dia 06 de maio, o Serviço Social da Indústria (SESI) de Itaúna, apresenta a exposição “Moderna tradição: entre quadros e linhas” que exibe releituras bordadas de obras dos artistas modernistas Tarsila do Amaral, Heitor dos Prazeres, Di Cavalcanti, Anita Malffati e Candido Portinari. A entrada é gratuita.

Os bordados foram produzidos pelas 14 mulheres participantes da oficina promovida pelo grupo “Mulheres de Fibra”, durante os meses de novembro/2017 a maio/2018. As oficinas de bordado promovidas pelo grupo “Mulheres de Fibra” são espaços de convivência nos quais os participantes tecem diversas histórias.  A arte do bordado, como linguagem e expressão, aproxima a pessoa de sua própria sensibilidade, desperta sua capacidade criativa, brinca com suas memórias. É o resultado desta sensível brincadeira, que o público encontrará na exposição “Moderna tradição: entre quadros e linhas”.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, a exposição reforça o compromisso do SESI em promover cultura e enxerga-la como instrumento de inclusão social. “Assim como a indústria, a cultura transforma. Poder proporcionar experiências culturais à comunidade é um dos papeis do SESI”, finalizou.

Sobre o Grupo Mulheres de Fibra:

O Grupo Mulheres de Fibra surgiu em fevereiro de 2007 com a proposta da valorização do trabalho artesanal. Hoje o grupo possui bordadeiras e artesãs no município de Cachoeira do Campo e Belo Horizonte que realizam cursos, oficinas e palestras que visam a valorização dos trabalhos manuais tendo como temas a geração de renda, empreendedorismo, inovação, autoestima e o protagonismo da mulher na sociedade contemporânea. Todas as ações são intergeracionais o que proporciona um rico convívio entre varias idades.