Notícias

Itaúna firma convênio com SEBRAE-MG visando o desenvolvimento do município

A primeira etapa do programa foi finalizada e o próximo ciclo visa a execução o plano de ação

Assim como o município de Divinópolis assinou, em janeiro desse ano, o convênio com o SEBRAE-MG, tendo a FIEMG Regional Centro-Oeste e o SINDUSCON-CO como intervenientes, Itaúna também firmou a parceria que visa o desenvolvimento por meio do programa Cidades Empreendedoras. A primeira etapa do programa foi finalizada e o próximo ciclo visa a execução o plano de ação. Em Itaúna, a CDL atua como interveniente.

Na última quarta-feira (03), foi realizada a solenidade de apresentação dos Resultados do Projeto "Desburocratização da Construção Civil em Itaúna". O Projeto é uma iniciativa do SEBRAE-MG Minas em parceria com a Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Regulação Urbana, que visa melhorar o ambiente de negócios do setor da construção civil na cidade por meio da revisão e melhoria de processos internos e da legislação que regula este setor no município.

A solenidade contou com a presença de diversas lideranças, entre elas, o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares; o Analista Técnico do SEBRAE-MG, Frederico Delfino Santos; o Secretário Municipal de Regulação Urbana, Thiago Araújo; o Consultor da Solo Urb, Lucas Fernandes Soares; o Presidente da CDL, Maurício Nazaré e o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira.

De acordo com Frederico, através da iniciativa de simplificação, o SEBRAE cumpre seu papel de fomentar o empreendedorismo. “É muito importante trabalhar em iniciativas de simplificação e desburocratização do ambiente de negócios para facilitar a atuação dos empreendedores, principalmente da construção civil, que é um setor que gera muito emprego e renda”, explicou o Analista.

De acordo com o Prefeito de Itaúna, foram feitas mudanças na estrutura da secretaria para dar celeridade no andamento dos processos, mas a mudança não foi suficiente. “Era preciso fazer uma reanálise para criarmos novo mecanismo para aprovação de projetos, e aí apareceu essa parceria. Nos interessa dar condição para o desenvolvimento sustentável da cidade, por isso iniciamos esse processo e os servidores abraçaram a causa. Fico extremamente feliz, acredito demais nesse projeto, o que depender de mim, todas as condições serão dadas para que façamos que tudo aconteça o mais rápido possível", comenta o prefeito Neider Moreira.

A partir do encerramento do primeiro ciclo será feito um plano de ação propondo melhorias na Secretaria de Regulação Urbana e o segundo ciclo vai acompanhar a execução desse plano pela Solo Urb, empresa contratada para desenvolver a consultoria.  

De acordo com o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, a adesão de Itaúna ao convenio com o SEBRAE representa um grande avanço para toda região. “Ter uma empresa especializada para nortear as ações e simplificar processos será um divisor de águas para a gestão. Quanto mais cidades aderirem ao programa, mais elevaremos nossa região rumo ao desenvolvimento”, enfatizou.

6b466d75-6d0c-4863-af72-b2dd4ab44356.jpg 57ecb6e5-0ae5-4580-b651-29db2ddca0de.jpg

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste