Notícias

Manifesto de Transporte de Resíduos é tema de workshop na FIEMG

O evento irá percorrer as Regionais FIEMG esclarecendo as dúvidas sobre a deliberação normativa do COPAM

Buscando orientar as indústrias com relação às obrigações da DN COPAM nº 232/2019, publicada no dia 09 de março, o Sistema FIEMG realizou, na manhã de ontem (09), por meio da Regional Centro-Oeste, o Workshop de lançamento do Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). A apresentação foi feita pela Gerente de Resíduos Especiais da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), Alice Libania e contou com a participação do Superintendente da Regional de Meio Ambiente (SUPRAM) Alto São Francisco, Rafael Teixeira e do Presidente da FEAM, Renato Teixeira Brandão.

O evento irá percorrer as Regionais FIEMG esclarecendo as dúvidas sobre a deliberação normativa do COPAM, que implementa novas obrigações para as indústrias em relação ao transporte de resíduos e responsabilidades do gerador, transportador e destinador.

O Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos é online e permitirá a rastreabilidade dos resíduos gerados e/ou destinados no estado de Minas Gerais, por meio da emissão do (MTR).

De acordo com o Presidente da FEAM, Renato Teixeira Brandão, o Manifesto é acessível a todos que precisam utilizar o serviço, já que é de fácil preenchimento e o próprio usuário pode gerar os documentos exigidos. “Essa facilidade é importante para que o estado tenha a informação e a utilize como ferramenta de gestão. Somos gratos pela parceria com a FIEMG que leva orientação às indústrias”, enfatizou.

De acordo com o Analista Ambiental da FIEMG Regional CO, Túlio de Sá, o MTR estabelece novos procedimentos para controle de movimentação e destinação de resíduos sólidos e rejeitos no estado de Minas Gerais. “Neste documento, de porte obrigatório no veículo durante o percurso do resíduo sólido ou do rejeito dentro de Minas, é declarado o gerador, transportador e destinador dos resíduos e rejeitos movimentados no Estado”, explicou. No sistema também é emitido o Certificado de Destinação Final (CDF) pelos empreendimentos de destinação de resíduos.

O Núcleo de Meio Ambiente da FIEMG Regional Centro-oeste está à disposição para auxiliar o empresário e esclarecer dúvidas em relação o MTR e demais assuntos relacionados à Gestão Ambiental do empreendimento.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste