Notícias

Presidente da FIEMG RCO faz apresentação em Fórum Lixo e Cidadania

Paulo César Costa apresentou pesquisa para transformar resíduo da confecção em energia

O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa participou, na tarde da última quinta-feira (04), no auditório do Centro Universitário UNA, do Fórum Lixo e Cidadania, onde apresentou uma pesquisa, conduzida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), do Sistema FIEMG, para transformar resíduo da confecção em fonte de energia para a indústria da cal.

O Fórum é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Também participaram do evento, a Presidente da CDL, Alexandra Galvão; a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Flávia Mateus Gontijo D'Alessandro, que apresentou os avanços da elaboração e implantação do consórcio para o aterro sanitário de Divinópolis; o Secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Soares Prado, que discorreu sobre as políticas públicas para acompanhamento do trabalho dos catadores de recicláveis; a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis (ASCADI), professores universitários e sociedade civil.

De acordo com o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, que também é industrial do setor confeccionista, uma empresa que produz 25 mil peças por mês gera 1 tonelada de resíduo no período, e pensar o descarte correto é uma responsabilidade do empresário, além de ser vantajoso para o seu negócio. “O resíduo tem uma função social; nosso objetivo é transformar o que seria descartado em matéria prima geradora de economia para a indústria”, explicou.

O setor confeccionista é responsável pelo maior número de empregos de Divinópolis; na cidade, são quase 800 empresas que geram uma quantidade incalculável de resíduo. “O que o industrial deseja é não levar esse problema pro Poder Público; é transformar o resíduo em algo de valor”, finalizou.

Ainda no encontro, foi apresentada a Programação da I Semana Lixo Zero de Divinópolis, que acontece de 19 a 27 de outubro.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste