Notícias

SENAI Itaúna realizou Semana Tecnológica de Fundição

Evento gratuito recebeu profissionais do segmento, alunos, fornecedores e toda cadeia produtiva da fundição

Em comemoração ao dia da Indústria, aniversário do SENAI e do CETEF, celebrados no mês de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Itaúna, em parceria com a ABIFA, o SINDIMEI e o SIFUMG, foi realizada a Semana Tecnológica de Fundição. Do dia 27 ao dia 31 de maio, diversas palestras, debates e troca de experiências estiveram disponíveis para trabalhadores das indústrias, profissionais que atuam no setor de fundição e alunos de cursos técnicos relacionados.

De acordo com o Analista de Tecnologia do SENAI Itaúna, Reyler Bueno Faria, cerca de 90% dos alunos do Curso Técnico em Metalurgia com ênfase em Fundição já atuam na área, e a ideia do evento é levar informação e capacitar os futuros profissionais. “A estratégia também é apresentar um ensino fora da sala de aula, para que os alunos aprendam sobre o mercado de fundição de forma dinâmica e ainda ampliando os contatos com fornecedores e participantes”, explicou.

Foram realizadas palestras técnicas apresentadas por fornecedores do segmento. Os profissionais exibiram estudos de caso das tecnologias que são aplicadas nas empresas e os resultados obtidos com as inovações. No último dia de evento, houve debate sobre o papel do técnico no processo de fundição, suas perspectivas para o mercado de trabalho e projeções nas quais os profissionais da área podem estar inseridos. Para a discussão dos temas foram convidados ex-alunos do curso técnico em fundição do SENAI Itaúna, que possuem grande experiência no ramo e carreiras de sucesso.

Ainda segundo o Analista responsável pelo projeto, o evento reforçou o papel do SENAI de levar capacitação e preparar os futuros profissionais que serão absorvidos pela cadeia produtiva de fundição. “A indústria 4.0 é uma realidade e precisamos atualizar os alunos e profissionais do segmento, apresentar processos e tecnologias inovadoras e dessa forma contribuir para o desenvolvimento da indústria, que é nossa missão”, finalizou.

O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa parabenizou os organizadores e reforçou a importância de ações como essa no fortalecimento do setor. “Mais uma vez a Federação, através do SENAI Itaúna está empenhada em trazer conhecimento e capacitação que são diferenciais no aumento da competitividade industrial”, enfatizou.

O evento é piloto e a intenção é que entre para o calendário anual de eventos do SENAI Itaúna.

CLIQUE AQUI e confira o Caderno Técnico da Semana Tecnológica de Fundição 2019

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste