Notícias

Ano começa com Índice de Confiança do Empresário Industrial em alta

ICEI calculado pela FIEMG mostra que otimismo vem se mantendo pelo 18º mês consecutivo

Este 2022 começa com o otimismo dos industriais em alta. Pelo 18º mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apurado pela FIEMG, cresceu 0,3 ponto neste primeiro mês do ano em relação a dezembro (56,7 pontos). O ICEI alcançou 57 pontos agora em janeiro.

O levantamento dos analistas da FIEMG confirma que a manutenção da confiança vem ocorrendo em um contexto de certa normalização da economia, motivada especialmente pela cobertura mais ampla da vacinação contra a Covid-19.

Ainda assim, a confiança deste janeiro está menos intensa do que a observada no início do ano passado – o indicador recuou 3,6 pontos na comparação com janeiro de 2021 (60,6 pontos).

Cálculo

Já o ICEI nacional caiu 0,7 ponto em relação a dezembro (56,7 pontos) e marcou 56 pontos, sinalizando confiança dos industriais brasileiros também pelo 18º mês seguido. O ICEI resulta da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam percepção de situação atual melhor e expectativa positiva para os próximos seis meses, respectivamente.

Confira todo o levantamento clicando aqui.