Notícias

Dia da Indústria 2022: FIEMG homenageia empresários que se destacaram

Celebração será realizada no dia 26/05, no Minascentro, em Belo Horizonte
(Eder Marques - Homenageado do Norte de Minas)

Neste Dia da Indústria 2022, a FIEMG, que é a Casa da Indústria em Minas Gerais, reverencia os empresários que têm colaborado, ao longo dos últimos anos, para a importância da indústria mineira em manter e gerar milhares de empregos e renda em Minas Gerais e no Brasil. O evento, que movimenta o meio político e empresarial mineiro todos os anos, por conta da pandemia de Covid-19 ficou sem ser realizado em 2020 e 2021. Por conta disso, este ano, a festa será maior, reunindo homenageados nos dois anos anteriores e deste ano, inclusive com um diferencial: está incluída a posse do presidente, Flávio Roscoe, reeleito para mais um mandato, e de sua diretoria eleita e designada para o triênio 2022-2025. 

Durante o evento, que será realizado no dia 26/05, no Minascentro, em Belo Horizonte, também serão entregues as honrarias Industrial do Ano, Mérito Industrial, Comenda Ordem do Mérito da CNI e Construtor do Progresso. A celebração de 2022 marca o retorno aos eventos presenciais e o reconhecimento da FIEMG aos empresários que se destacaram na defesa de um ambiente de negócios mais justo e promissor em Minas Gerais.

O título Industrial do Ano 2020, 2021 e 2022 será entregue a Marco Antônio Tonussi Rodrigues, diretor de marketing e mercado da Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente (2020); Sergio Leite de Andrade, diretor-presidente da Usiminas (2021); e Robert Carlos Lyra, presidente da Delta Sucroenergia (2022).

Já os empresários Jefferson de Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil; Wilfred Theodoor Bruijn “Bill”, CEO da Anglo American Brasil e Fernando Caram Patrus, presidente da Ligas de Alumínio – Liasa, serão agraciados com a comenda Ordem do Mérito da Confederação Nacional da Indústria. A homenagem se refere aos anos de 2020, 2021 e 2022 respectivamente.

O título Construtor do Progresso, categoria Meio Ambiente, será entregue a Germano Luiz Gomes Vieira, que esteve à frente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de 2016 a 2020. Já o presidente da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro Cachoeira, Marco Antônio Branquinho Junior, é o homenageado da categoria Pioneirismo Industrial.

A comenda Mérito Industrial 2020, 2021 e 2022 será entregue a 44 empresários, entre eles o empresário Eder Costa Marques, diretor da Projet Equipamentos de Segurança Ltda, de Taiobeiras, empreendimento que gera mais de 160 empregos diretos na região de Taiobeiras e em Montes Claros. Está, desde 1995, atuando de maneira mais intensa no setor da indústria de Equipamentos de Proteção Individual, estando presente, através das revendas, em mais de 800 cidades por todo território nacional e exportando para países da América do Sul e Central. No ano de 2020 o empresário se destacou na fabricação dos respiradores PFF2/ N95, muito utilizados no combate a Covid-19, fazendo diversas doações para hospitais públicos da região. O empresário foi indicado pelos Sindicatos Patronais da Indústria e pela FIEMG Regional Norte e define assim a homenagem: “Satisfação pessoal inigualável receber esta honraria neste momento, represento também os empresários de minha cidade natal Taiobeiras e do Norte de Minas que veem demostrando seus potencias no cenário mineiro e nacional.”

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe comemora a volta do evento presencialmente e também os resultados da indústria mineira que, em 2021, cresceu aproximadamente 10%, diante de uma média de 3,9% no cenário nacional. “Vale frisar que esse resultado foi obtido em plena pandemia, o que demandou mais investimentos, persistência e dedicação de cada um que empreende no estado e no país”, acrescenta Roscoe.

Ele pontua que assume este novo mandato à frente da FIEMG pronto para apoiar ainda mais a prosperidade da indústria mineira. “Sabemos dos desafios que teremos pela frente, mas somos impulsionados pela certeza do quanto a indústria é essencial na vida de cada um. A indústria tá em tudo e isso nos motiva a trabalhar pelo desenvolvimento do setor e na transformação de milhões de pessoas”, conclui o dirigente empresarial.

Dia da Indústria

O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitchek, em 1957, através do Decreto nº 40.983, tendo sido fixado o dia 25 de maio pelo Decreto nº 43.769, de 21 de maio de 1958. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial para homenagear industriais de destaque na cena nacional.

A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, presidente da CNI e da Fiemg. Em Minas, a comemoração teve início em 1960, na gestão Fábio de Araújo Motta. Desde 1965, anualmente, no dia 25 de maio, ou em datas próximas, firmou-se a tradição da outorga da Medalha do Mérito Industrial a empresários de destaque. Em 1976, foi instituído o título de “Industrial do Ano”, escolhido por Comissão designada pelo presidente da FIEMG.