Notícias

FAPI 2022 - Workshop vai instruir indústrias sobre fiscalização ambiental

Em Montes Claros, evento será no dia 28 de junho - Participação gratuita

Resultado de uma parceria da FIEMG com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Polícia Militar (PMMG), o programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI) 2022 volta a ser realizado em todo o Estado e chega à sua sexta edição. O objetivo é informar, instruir e sensibilizar empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização de seus empreendimentos evitando multas.

O programa contempla as etapas de orientação, fiscalização e monitoramento. A primeira envolve a realização de workshops em BH e nas noves regionais da Federação, com a participação de representantes da Semad e PMMG. Esses encontros vão orientar industriais a respeito do desenvolvimento de atividades de maneira ambientalmente correta, conforme o analista ambiental da Gerência de Meio Ambiente, Adriel Andrade Palhares.

"A empresa que aderir ao FAPI terá acesso ao acompanhamento técnico e jurídico pela Gerência de Meio Ambiente da FIEMG, além da orientação sobre documentos e dados necessários para o recebimento da fiscalização dos órgãos estaduais", disse o analista.

A analista ambiental da FIEMG Regional Norte, Laila Tupinambá Mota, explica a importância da participação no programa. “Caso o participante receba algum auto de infração, no ato da fiscalização, o valor da multa pode ser reduzido em até 50%”. O atenuante está previsto no artigo 85 do Decreto Estadual n° 47.383/2018, observou Mota. "As últimas edições do programa demonstram também que os índices de infrações gerados foram baixos dado ao caráter orientativo do Fapi. A média de autuações foi de aproximadamente 3,51%", acrescentou.

Os segmentos selecionados pela SEMAD e Polícia Militar para a fiscalização nos próximos meses são: fabricação de produtos de laticínio, fabricação de produtos de perfumaria e cosméticos, fabricação de couro e siderurgia.

Em Montes Claros, o evento está programado para o dia 28 de junho, na sede da FIEMG Regional Norte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste endereço: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-fapi-2022-norte-de-minas-montes-claros/1574830.

Informações: 38 3221-0200.

Saiba todas a informações sobre o FAPI 2022

Rosangela Silveira - Imprensa Regional Norte

Colaboração: Rafael Passos/ Imprensa FIEMG