Notícias

FIEMG doa 4 mil testes de Covid-19 para a prefeitura de Montes Claros

Os testes serão aplicados gratuitamente na população das regiões definidas pela prefeitura
Fotos: Saionara L. Barreto

A FIEMG, por meio da sua Regional Norte, em uma nova ação humanitária para ajudar o município nas ações de combate à pandemia da Covid-19,  doou à Prefeitura de Montes Claros  4 mil testes rápidos para Covid do SESI e um equipamento para realização dos testes. A entrega simbólica aconteceu na sede da FIEMG Regional Norte, no dia 15 de setembro, para a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta. Estiveram presentes na entrega, o presidente do SINDPAN/Norte, Ricardo Alencar Dias - que representou o vice-presidente da Regional, Adauto Marques Batista, que estava em viagem -, o gerente das unidades SESI/SST e SENAI de Montes Claros, Ézio Darioli, e a Agente de Relações com o Mercado, Irma Ribeiro Santos.

O presidente do SINDPAN/Norte, Ricardo Alencar, destacou o gesto da FIEMG que, com mais essa doação, fortalece a parceria com o poder público municipal que começou no ano passado no início da pandemia do novo coronavírus. “A FIEMG vem atuando fortemente para ajudar no enfrentamento à pandemia, não só pelo setor industrial, mas também para a população em geral”, concluiu Alencar.

Já a secretária de Saúde, Dulce Pires, fez questão de destacar a importância de receber a doação dos testes que, segundo ela, serão fundamentais para melhorar o monitoramento e a gestão das ações de combate ao COVID-19, pois a testagem contribui para uma melhor identificação do cenário da pandemia em Montes Claros. “Vamos fazer uma aplicação dos testes que servirá de amostragem para o mapeamento da situação dos casos de Covid na cidade”, comentou a secretária. As  estratégias para a melhor utilização dos testes, que será feito gratuitamente, ainda serão definidas pela secretaria de Saúde do Município. Uma equipe de cinco pessoas foi treinada pela secretaria de Saúde para atuar na aplicação.

O gerente SESI/SENAI, Ézio Darioli, fez questão de destacar que a doação dos testes para Covid “é mais uma ferramenta de monitoramento e de controle dos casos de Covid para que o poder público possa  realizar ações mais efetivas de enfrentamento e combate”. 

A FIEMG, desde o início da pandemia, tem atuado fortemente para mobilizar as indústrias e os industriais para desenvolvimento de ações humanitárias que beneficiaram todas as regiões de Minas Gerais, notadamente com doações de milhares de litros de álcool em gel glicerinado, máscaras descartáveis, câmaras frias, leitos e equipamentos de UTI, respiradores mecânicos e agora testes gratuitos de Covid.

Galeria