Notícias

FIEMG doa UTIs para hospitais do Norte de Minas

Hospitais de Monte Azul e Coração de Jesus foram os beneficiados

A Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG, com maciço apoio da classe industrial, ajudou na construção dos hospitais de campanha no município de Belo Horizonte. Tal medida se fazia urgente e essencial para fazer frente ao combate à pandemia do Coronavirus no Estado. 

Com a desmobilização dos hospitais de campanha, ficaram disponíveis alguns equipamentos, adquiridos pela FIEMG, e que estão sendo agora doados para hospitais públicos e/ou filantrópicos de MG, mediante necessidade e capacidade de recebimento dos mesmos.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, doou dois quartos completos de UTI para o Norte de Minas. Cada quarto possui 2 leitos, além de equipamentos como Fluxômetros e manômetros de ar comprimido e de oxigênio, macas, cadeira de banho, monitor multiparâmetro, vacuômetro, entre outros imprescindíveis para operação em UTIs.

O presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques, e os presidentes de sindicatos patronais ficaram responsáveis por identificar os hospitais que estavam necessitando e que seriam beneficiados com a doação dos quartos. Foram identificados o Hospital Maternidade Nossa Senhora das Graças, da Fundação Médico Assistencial Major Domingos de Deus Correa, de Monte Azul, e o Hospital Municipal São Vicente de Paulo, de Coração de Jesus.  

Para o gerente administrativo do Hospital de Monte Azul, Marcelo de Oliveira, a doação veio em boa hora já que o hospital não tinha UTI. “Isso vai garantir uma maior segurança na prestação do serviço assistencial de saúde à população de Monte Azul e oferecer aos pacientes e ao corpo clínico uma maior qualidade no atendimento”, acrescenta ele.

Adauto Marques explica que os equipamentos doados deverão ser internalizados no patrimônio da unidade de saúde para os quais foram doados. “A doação de tais equipamentos ocorre desvinculada de qualquer finalidade ou intenção política ou eleitoral, visando apenas o bem estar de uma população”, esclarece Marques. 

Os leitos de UTIs vêm somar às diversas doações que a FIEMG vem fazendo desde o início da pandemia do coronavírus. Por meio do SESI/SENAI, a entidade já doou milhares de litros de álcool gel glicerinado para hospitais, entidades assistenciais e polícia civil, além de máscaras, aventais, respiradores e outros itens de segurança para hospitais.