Notícias

FIEMG e CEMIG realizaram em Montes Claros o evento Lado a Lado-Energia da Indústria

A ação está sendo realizada em todo o Estado, nas Regionais FIEMG, para ouvir as demandas e reclamações das indústrias e empreendedores.
(fotos: Rosangela Silveira)

A Regional Norte da FIEMG sediou nessa quarta-feira, 27/04, o evento Lado a Lado – Energia da Indústria, uma realização conjunta da FIEMG com a CEMIG e que está percorrendo as Regionais FIEMG em Minas Gerais com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o órgão e as indústrias, de forma a identificar as demandas por energia em cada região do Estado.  Industriais e empresários de diversos segmentos participaram do evento quando conheceram também os investimentos, o plano de expansão e melhorias na rede de distribuição da CEMIG, principalmente no Norte de Minas. Os técnicos da estatal também responderam questionamentos dos participantes em relação a solicitações já encaminhadas para o órgão e ainda não atendidas.

O vice-presidente do Sinduscon, Leonardo Lima de Vasconcelos – que também é presidente da ACI -, representou o vice-presidente da Regional Norte, Adauto Marques Batista, na abertura do evento. Ele destacou as dificuldades que os empreendedores e indústrias têm enfrentado pela morosidade e demora na apreciação e liberação de pedidos de liberação de usinas para funcionamento e expansão de energia em obras. “Esta é uma oportunidade excelente que a FIEMG proporciona para que indústrias e empreendimentos que já apresentaram as demandas por energia à Cemig e ainda aguardam o atendimento, possam obter respostas”, destacou. Segundo ele, a CEMIG precisa manter, com mais eficiência, um canal aberto com as indústrias e investidores, possibilitando um atendimento mais rápido às demandas apresentadas.

Durante o evento, muitos participantes apresentaram as suas demandas e manifestaram-se sobre as dificuldades que enfrentam em relação à liberação de mais energia e a demora e a burocracia no atendimento aos seus pleitos.  

O engenheiro eletricista, Gerente de Planejamento da Cemig, Alisson Chagas, apresentou o plano de expansão de redes e estações que está em andamento na região Norte de Minas que classificou como “o maior da história da Companhia”. Ele mostrou também a previsão de novos investimentos na região, de 2023 a 2027, que envolverão investimentos da ordem de R$1 blhão. Enfatizou que o órgão é regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, que analisa e autoriza os pedidos de expansão de energia. Até 2023, 69 subestações da Cemig, pelo programa Mais Energia, serão entregues em todo o estado.

Após a apresentação, os técnicos da CEMIG esclareceram dúvidas dos participantes e realizaram atendimento individual para os interessados em tratar de assuntos com mais detalhes. Eles explicaram que as demandas apresentadas durante o evento terão respostas e serão acompanhadas pela FIEMG, para que o atendimento seja agilizado e a melhor solução implementada. 

Galeria