Notícias

Programa da FIEMG, FAPI 2021, recebe prêmio de gestão ambiental

Programa foi reconhecido pelos serviços prestados em prol do meio ambiente equilibrado e sustentável
(fotos: Rosangela Silveira)

Em outubro de 2021 o Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI) foi premiado pela Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta como um dos projetos de melhor excelência ambiental. O programa recebeu o Prêmio de Gestão Ambiental 2021 como reconhecimento da sociedade civil aos relevantes serviços prestados em prol do meio ambiente equilibrado e sustentável.

O FAPI é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais – PMMG e a FIEMG e segundo a analista ambiental da Regional Rio Doce, Renata Medrado, é uma oportunidade para as empresas que não estão em conformidade com a regularização ambiental possam se adequar e para as empresas regularizadas a possibilidade de melhorar sua gestão ambiental. “Durante o projeto fazemos uma análise geral da empresa, identificamos todos os gargalos para cumprimento das obrigações legais ambientais. Após a análise fazemos um plano de ação orientativo para a solução dos problemas e melhoria da gestão”, disse.

Segundo o diretor-presidente da Zeladoria do Planeta, Fernando Benicio, foram selecionados através de uma comissão, entre mais de 120 projetos, os 16 projetos que mais contribuíram para excelência, exemplo e modernidade nas questões ambientais de alta relevância. O FAPI foi considerado um dos programas vanguarda da atualidade. Na Zona da Mata, o workshop de lançamento do FAPI aconteceu no dia 18 de maio, em formato on-line, com o objetivo de informar, instruir e sensibilizar os empreendedores sobre as melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos.

No início de janeiro de 2022, a medalha que está percorrendo as Regionais da FIEMG no Estado, foi recebida pelo vice-presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, e pela Analista Ambiental da Regional, Laila Tupinambá Mota, responsável pela coordenação do Programa FAPI na região Norte de Minas.

Galeria