Notícias

1ª Semana Sucroalcooleira SENAI Ituiutaba é destaque

Evento alavancou o setor sucro, superando as expectativas na região do Pontal

Entre os dias de 26 e 28 de outubro, o SENAI Ituiutaba realizou a 1ª Semana Sucroalcooleira. O evento aconteceu com a realização de palestras, minicursos e diversos parceiros, destacando-se entre eles, a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), Parker Hannifin do Brasil, SKF do Brasil, Encopel Rolamentos e Maqnelson Agrícola.

A 1ª Semana Sucroalcooleira teve como objetivo reunir profissionais que atuam nas áreas produtivas do setor sucro ou em setores relacionados, promovendo conhecimento através de minicursos, palestras e troca de informações entre palestrantes e participantes. As ações buscaram principalmente identificar oportunidades e formar parcerias para um melhor desenvolvimento de soluções que contribuam para o aumento da competitividade do setor.

O gerente Regional Parker do Brasil, Edilson Dias e Lucas Toledo apresentaram as tecnologias Parker que são aplicadas nas indústrias da região, relativos a indústrias 4.0, IOT, linhas de filtração, hidráulica, automação, mangueiras e conexões. Já a Encopel representante da SKF Brasil, abordou as novas Tecnologias de Rolamentos, e os tipos e aplicações dentro da tecnologia 4.0.  Segundo o instrutor da John Deere Maqnelson, Marinondes dos Reis Costa, a 1ª Semana Sucroalcooleira SENAI Ituiutaba veio de encontro para contribuir com o mercado sucroalcooleiro, que é de suma importância para a nossa região.

A grande atração na 1ª Semana Sucroalcooleira foi à realização de forma prática do minicurso: Noções básicas de tratorista para mulheres, visando a força feminina no campo que cresce como forte tendência, ministrado pelo instrutor de formação profissional do SENAI, Alex Marques, que encantou a todos com sua abordagem prática no trator John Deere, de última geração, disponibilizado para o evento pela Maqnelson.

“O evento foi um sucesso. Não só atendeu como superou nossas expectativas, tanto em relação ao público presente quanto em relação aos parceiros envolvidos. Com certeza entrará para o calendário de eventos anuais promovidos pelo SENAI. Agradecemos as parcerias e a toda equipe SENAI/SESI/FIEMG, que se dedicaram com afinco para a realização do evento”, manifestou a gerente SESI e SENAI Ituiutaba, Juliana Viegas.

O Brasil é o maior produtor mundial do complexo sucroalcooleiro, exercendo a liderança em todos os segmentos: cana-de-açúcar, açúcar e álcool. A produção brasileira de álcool expandiu-se muito a partir do Proálcool e da mistura obrigatória do produto com a gasolina. Este fato, somado a evolução da pesquisa agrícola, proporcionou uma competitividade brasileira em açúcar e álcool muito elevada.

O Brasil exportou açúcar para mais de 100 países em setembro de 2021. O principal destino foi a China que respondeu por 423,59 mil toneladas (16,7% do total), US$ 137,10 milhões (-18,6%).

O complexo sucroenergético ficou na quarta posição entre os setores exportadores do agronegócio, com US$ 964,99 milhões em vendas externas (-10,1%). Principal produto, o açúcar foi responsável por 87,0% das exportações do setor. Volume de açúcar com embarque programado se aproxima de 2 milhões de toneladas. A expectativa é que sejam colhidos 592 milhões de toneladas, representando um volume de cerca de 62 milhões de toneladas na Safra 2021/2022.

Os dados completos sobre o 2° Levantamento da Safra 2021/22 de cana-de-açúcar e as condições de mercado deste produto podem ser conferidas no Boletim de Safra da Cana-de-Açúcar da Companhia Nacional de Abastecimento ( CONAB).