Notícias

FIEMG Pontal e SINPAMA lançam o Projeto “Poetas do Trigo” em parceria com Secretaria de Educação de Ituiutaba

Lançamento foi feito por meio de conferência realizada na noite da última quarta-feira (6); o projeto contará com ações educativas de Saúde Alimentar, além de concurso envolvendo alunos do 5º ano nas escolas municipais e comunidade em geral

Alunos das escolas da rede municipal de ensino de Ituiutaba participarão do Projeto “Poetas do Trigo”, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais - FIEMG Regional Pontal, por meio do Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria, Alimentação e Massas Alimentícias do Pontal do Triângulo - SINPAMA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba.

O lançamento oficial do projeto foi realizado na noite da última quarta-feira, 6, às 19h, via conferência remota que contou com a participação dos profissionais de Educação de Ituiutaba.

O “Poetas do Trigo” tem como tema o “Pão nosso de cada dia”, para reforçar a importância do consumo do alimento. A apresentação do projeto e das regras do concurso, foi feita aos gestores da Secretaria de Educação. Os poemas serão produzidos pelos alunos e a supervisão será feita pelos professores, que se responsabilizarão pela autenticidade das obras.

Roberto Revelino Silva, presidente FIEMG Regional Pontal do Triângulo e do SINPAMA, celebrou o lançamento do projeto pela oportunidade de estimular a Saúde Alimentar, bem como por desenvolver a escrita dos alunos, incentivar as indústrias da panificação e o próprio consumo do pão francês. “Muito importante pelo sentido histórico do pão na vida dos brasileiros, além da contribuição pedagógica ao estimular a criatividade, a leitura e a escrita dos alunos. A participação das instituições do terceiro setor nessa ação também é muito positiva para todos”, ressaltou.

O analista de Desenvolvimento Sindical da FIEMG Regional Pontal do Triângulo e do SINPAMA, Jhonathan Mercês, afirmou que o Projeto Poetas do Trigo vai estimular a criatividade, a oralidade e a construção de produção textual dos alunos. “Vamos trabalhar uma nova cultura da alimentação saudável, desmistificando o pão francês como vilão, contribuindo com um projeto social na cidade tijucana”, disse.

A secretária de Educação de Ituiutaba, Joelma Almeida, disse estar muito satisfeita com o projeto que abrange toda a rede municipal, alunos, professores, além de promover ações de cunho social. “Agradeço pela confiança ao nosso trabalho, depositada pela FIEMG e pelo SINPAMA, numa parceria que já demonstra ser de grande sucesso. O pão é um alimento diário e muito importante para todas as famílias e esse projeto vai instigar o aluno a pesquisar e produzir, buscando conhecimento e com valorização ao trabalho dos professores e das indústrias de panificação”, falou a secretária de Educação de Ituiutaba.

Etapas

O “Poetas do Trigo” será realizado por meio de três etapas. Inicialmente, os alunos vão produzir poemas ou poesias que terão como título o “Pão nosso de cada dia”. Em seguida, uma comissão avaliadora será criada com representantes das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, Academia de Letras, Fundação Cultural, SINPAMA, FIEMG e SEBRAE.

A conclusão do projeto está prevista para junho. A última fase será a escolha dos cinco melhores poemas, por meio de uma comissão julgadora.

Os primeiros colocados serão premiados e seus poemas impressos em sacos de pão, com distribuição a partir de 8 de julho, em homenagem ao Dia do Panificador. Os professores responsáveis pela orientação dos alunos vencedores receberão prêmio como diárias no Yquara Termas e cestas de café da manhã.

Também será realizado um concurso com participação da comunidade por meio das redes sociais, válido para pessoas acima de 18 anos e que também premiará a partir das respostas da pergunta: “Qual o seu jeito de comer pão francês?”.  E na 3ª fase: Ação Social – “Dai pão a quem tem fome”, as padarias participantes irão realizar o Dia da Ação Social.Mais detalhes serão divulgados no decorrer das etapas do concurso!