Notícias

Programa FAPI recebe prêmio geral de Gestão Ambiental 2021

Prêmio é um reconhecimento às iniciativas que se destacaram no desenvolvimento de projetos socioambientais em Minas.

O Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), executado em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), foi o grande vencedor do Destaque Geral do Prêmio Gestão Ambiental (PGA) 2021. O evento foi realizado no Auditório da FIEMG no dia 21 de outubro de 2021.  A premiação, de iniciativa da ONG Zeladoria do Planeta, é um reconhecimento às iniciativas que se destacaram no desenvolvimento de projetos socioambientais em Minas.

Os premiados foram escolhidos por comissões julgadoras entre 120 projetos indicados de todo o país. O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) foi reconhecido em quatro dos 16 projetos. O programa recebeu o Prêmio de Gestão Ambiental 2021 como reconhecimento da sociedade civil aos relevantes serviços prestados em prol do meio ambiente equilibrado e sustentável.

Segundo o diretor-presidente da Zeladoria do Planeta, Fernando Benicio, o programa da FIEMG entrega um serviço de vanguarda à sociedade. “Quando se faz uma fiscalização preventiva, também é feita uma orientação para que o empreendedor adote práticas ambientais corretas, isso evita multa e tentativas de burlar o próprio sistema. Dessa forma cria-se um laço cooperativo, onde quem ganha é o meio ambiente e a economia. O resultado final desse processo é a garantia da continuidade do setor produtivo em harmonia com a sustentabilidade ambiental”, ressaltou Fernando Benício.

E a FIEMG Regional Pontal do Triângulo também faz parte dessa conquista, pois presta um excelente trabalho na região por meio da sua Analista Ambiental, Maria Eduarda Rodrigues da Cunha. “O prêmio é um importante destaque para o programa que vem sendo realizado a quatro anos em todo o Estado com a interação de importantes atores na defesa da melhoria da gestão ambiental das indústrias mineiras. O programa FAPI busca instruir, sensibilizar e informar os empreendedores, a respeito das melhores práticas ambientais e auxiliar na prevenção de infrações ambientais, contribuindo para a melhoria ambiental. E o prêmio demonstra o reconhecimento de que esse é o caminho certo em busca de melhores resultados em prol da preservação do meio ambiente e na defesa da qualidade ambiental, como exercício da cidadania”, manifesta o vice-presidente da FIEMG Regional Pontal, Roberto Revelino.