Notícias

Festival Internacional SESI de Robótica 2022

Alunos da Escola SESI representam Valadares no torneio

A Turma do Bob, da Escola SESI de Governador Valadares, está no Rio de Janeiro, participando do Festival Internacional SESI de Robótica 2022. De hoje (5) até o dia 7 agosto, a cidade maravilhosa será a cidade da robótica e os alunos, integrantes da Turma do Bob representam Governador Valadares no Torneio Internacional de Robótica FLL (First Lego League). O evento acontece no Pier Mauá.

Essa é a primeira vez que o Brasil sedia um torneio aberto internacional. O Festival Internacional SESI Robótica 2022 integra o calendário oficial desta temporada da FIRST, a organizadora de competições de robótica em todo o mundo.

A expectativa é que cerca de 90 equipes de FLL de 38 países, incluindo o Brasil, se enfrentem nos tapetes de FLL. A disputa segue o tema da temporada 2021-2022, Cargo Connect. Nesta modalidade, os estudantes criam robôs a partir de peças de LEGO, que, por meio de programação, precisam cumprir determinadas tarefas. As equipes também desenvolvem projetos de inovação. 

Composta pelos técnicos Thulyo Menezes e Douglas Queiroz e pelos alunos Ana Clara Lauar de Souza, Arthur Henrique Mathias Costa, Emanuelle Peixoto Barreto, Lucas Vinicius Dias Cunha, Teófilo Campos e Victor Valério Soares. A Turma do Bob está concorrendo nas quatro categorias da competição: desafio do robô; design do robô; projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada e core values.

O desafio mundial desse ano está focado no desenvolvimento de projetos ligados à energia. Batizado de SUPERPOWERED, desafia os participantes a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. O objetivo é aproximar os participantes da ciência e da tecnologia, fazendo com que desenvolvam habilidades como o raciocínio lógico, trabalho em equipe e pensamento investigativo. Desafiando-os a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.