Notícias

Alunos do SESI de Valadares conquistam 25 medalhas na Olímpiada Canguru

Craques em matemática? O SESI de Governador Valadares tem. Os alunos da escola participaram da olímpiadas de matemática colocando a escola no ranking de medalhistas.

Craques em matemática? O SESI de Governador Valadares tem. Os alunos da escola participaram da Olimpíada Canguru de Matemática e conquistaram o total de 25 medalhas. O SESI incentiva a participação em competições e olimpíadas acadêmicas de diferentes modalidades pois acredita que, por meio dessas vivências, os alunos exercitam o autoconhecimento e são estimulados a darem o seu melhor, superando suas habilidades e ampliando a visão de mundo. 

Segundo a coordenadora pedagógica, Gleide de Almeida Duarte, o objetivo da participação do SESI foi promover o interesse dos alunos pela matemática, bem como incentivar o trabalho em equipe e o envolvimento deles em sua comunidade escolar. Durante o período de preparação até a realização da olímpiada, os estudantes foram supervisionados e orientados pelos professores de matemática, que trabalharam conteúdos pertinentes às questões da olímpiada, bem como orientando os alunos a realizarem uma boa prova. “É sempre significativo poder participar de uma competição internacional que, na prática, representa um grande salto no conhecimento”, disse.

⠀⠀A aluna do 9º ano, Ana Clara Lauar, participou da olímpiada e conquistou a medalha de bronze e acha importante a participação nas competições de conhecimento. “A Olimpíada Canguru de Matemática é uma das olimpíadas que realizamos na escola. Nossa participação, além de muito importante para estimular nosso aprendizado, é uma das grandes oportunidades que temos de mostrar nossos conhecimentos já adquiridos e, também de aprimorá-los no estilo de resolver questões com raciocínio rápido e lógico (uma habilidade muito requisitada). Além disso, de acordo com os resultados, pode ser um grande diferencial pra nos abrir portas no mercado de trabalho futuramente.. Ana Clara faz parte da Turma do BOB, que disputa anualmente o torneio de Robótica.  

A competição

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF). O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países.