Notícias

Aulas dos cursos técnicos do SENAI-MG voltam no próximo dia 17

Instrutores foram capacitadas para nova forma de ensinar;O diferencial é que as aulas serão mediadas por tecnologia

Pensando no bem-estar e na segurança dos nossos alunos e suas famílias quanto à pandemia do coronavírus, as aulas dos cursos técnicos do SENAI serão retomadas na próxima segunda-feira (17) através de aulas mediadas por tecnologia. 

Devido ao cenário atual do COVID-19, e enquanto durar o período oficial de pandemia decretado pelos órgãos oficiais, as aulas teóricas serão mediadas por tecnologia e as aulas práticas ocorrerão quando da liberação das aulas dentro dos ambientes escolares.

As aulas mediadas por tecnologia acontecerão nos mesmos horários da aula presencial, onde os instrutores apresentarão os conteúdos por meio da plataforma Google Classroom.

Para este momento serão ministradas aulas teóricas, utilizando de estratégias inovadoras e diferenciadas, como simuladores, aplicativos e recursos da plataforma Google for Education. Os alunos realizarão as práticas quando as aulas presenciais voltarem.

O gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria, Ricardo Aloysio, reforça que o uso intensivo de tecnologias para o desenvolvimento de ações educacionais do SENAI-MG já estavam previsto no planejamento da entidade para esse ano e que a pandemia apenas reforça e antecipa essa atuação. "Este modelo já estava desenhado quando nem mesmo imaginávamos a pandemia. Usaríamos essa estratégia para 2021, então o que fizemos assim que a pandemia começou foi antecipar esse processo de adequação para o trabalho”.

Para a gerente do SESI/SENAI, Jacqueline Iamin, esta é a oportunidade de retomar gradativamente os estudos de forma segura. “Estamos com muita expectativa para o retorno das aulas mediadas por tecnologia. Assim como toda a equipe, acreditamos que o momento será desafiador, mas temos certeza que nossos alunos irão se adaptar. Por outro lado, nós manteremos o compromisso de  oferecer aulas atrativas sem perder a qualidade da aprendizagem” pontuou a gerente.

  

Preparação para uma nova forma de ensinar

Todos os instrutores da rede SENAI-MG passaram por uma capacitação on-line com o objetivo de prepará-los para esse novo momento. Inicialmente, eles tiveram a oportunidade de saber mais sobre protocolos para a prevenção e cuidados com à Covid-19, com palestra ministrada pela equipe de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Qualidade de Vida do SESI-MG.

A capacitação abordou trilhas que contemplaram conhecimentos que impactam o processo de aprendizado do aluno, como o desenvolvimento de competências socioemocionais e também assuntos que conectam o aluno a serem protagonista da sua aprendizagem, já que os docentes terão que ter cada vez mais autonomia e disciplina no seu processo de aprendizagem.

Os treinamentos também contaram com ensinos de metodologias ativas e o ensino híbrido, além de atividades específicas sobre as plataformas de aprendizagem: Google for Education, ilustrando a prática do ensino mediado por tecnologia.