Notícias

Começam as aulas do Trilhas de Futuro no SENAI de Valadares

Um total de 654 alunos participam do programa em busca de formação técnico profissional

A tão sonhada jornada pela formação profissional começou para estudantes dos cursos técnicos do programa Trilhas de Futuro no SENAI de Governador Valadares. Ao todo, 654 jovens e adultos deram início hoje (10.11) às aulas presenciais nos 10 cursos técnicos ofertados. Os estudantes foram recepcionados pelos coordenadores, professores e funcionários administrativos.

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas, em parceria com instituições de ensino, que tem como objetivo oferecer, gratuitamente, aos jovens, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade. Os participantes recebem vale-transporte e alimentação.

No Senai de Valadares estão sendo ofertados os cursos de automação industrial, desenvolvimento de sistemas, eletroeletrônica, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, fabricação mecânica, mecatrônica, segurança do trabalho e sistemas de energia renovável, com duração de 18 meses.

A pedagoga Janaine Cassimiro dos Santos ressaltou a importância do Senai oferecer os cursos. “Estamos muito felizes por dar mais esta oportunidade de formação técnica para tantas pessoas. É muito importante que os alunos compreendam como essa escolha que fizeram pode levar a realização de sonhos, como a vaga de trabalho ou promoção na carreira. É o começo dessa trilha, agora é importante que continuem motivados até o fim do curso. É um enorme desejo nosso que se formem, já que é o sonho de cada um deles concluir esse curso”, enfatizou.   

O Supervisor Técnico Emerson Leite de Souza, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a importância da formação técnica como oportunidade de crescimento profissional e na busca pelo emprego.

Segundo o presidente da Regional Rio Doce, Marcos Lopes, o alcance social do Senai vai muito além da formação de mão de obra especializada e diferenciada para a indústria. O Senai é uma das mais importantes instituições de educação profissional do país, atuando na geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. “Temos um ensino de excelente qualidade e com profissionais capacitados. Estamos preparando esses alunos dos cursos do Trilhas de Futuro, para atender diretamente o setor produtivo. É o começo da trilha profissional deles. Daqui, sairão profissionais aptos para a contribuir para oaumento da produtividade e consequentemente da competitividade da indústria”, disse.