Notícias

Curso sobre Alterações na Legislação Trabalhista foi realizado em Valadares

Indústrias associadas aos Sindicatos Empresariais participaram da capacitação

Buscando esclarecer os principais temas que foram objeto da Reforma Trabalhista promovida pela Lei 13.467/2017, foi realizado no dia 04 de abril, na Regional Rio Doce, o curso referente as Alterações na Legislação Trabalhista.

A capacitação foi conduzida pela advogada Winnie Martins, que também é pós-graduada em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.

De acordo com instrutora, apesar de já ter passado um ano e quatro meses desde que entrou em vigor a nova lei que visa a Reforma Trabalhista, ainda existem dúvidas por parte de empregadores e empregados sobre questões relativas a contrato e jornada de trabalho, terceirização, férias, rescisão contratual, dentre outros.

Para Winnie, um dos destaques foi a ampliação da terceirização, o que é essencial e relevante para a indústria. “As alterações promovidas, como no caso da terceirização dos serviços, abriram um leque de possibilidades para que a indústria possa terceirizar todas as suas atividades, concentrando recursos nas suas atividades estratégicas e agregando na cadeia produtiva, novas especialidades de empresas parceiras, de acordo com seu modelo de negócios, porém, permanecendo atenta e criteriosa nessas contratações” disse. 

Para Flávia Germano, da Tecplan Engenharia, associada ao Sinduscon/GV, o curso teve grande relevância porque esclareceu as principais dúvidas sobre as alterações na legislação. “Eu gostei do curso, já que por meio de exemplos práticos, a instrutora abordou as principais mudanças, solucionando as nossas dúvidas”, afirmou.

Apesar dos esclarecimentos, a instrutora reforçou que a constante busca por informações e consultas preventivas, além de um bom corpo jurídico interno ou externo, já que divergências e dúvidas ainda existem, podem ser direcionadores e orientadores na melhor tomada de decisão, mediante as situações que forem surgindo, tendo a necessidade de estudar caso a caso.

O curso Alterações na Legislação Trabalhista é uma iniciativa do Sistema FIEMG, por meio do Programa FIEMG Competitiva junto ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Governador Valadares (Sinduscon/GV) e em parceria com o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) e demais Sindicatos empresariais da Regional Rio Doce.